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Genéricos 2019

Lei 9.787, que instituiu os medicamentos genéricos no Brasil, completou 20 anos de existência no último dia 10 de fevereiro. Nestas duas décadas, os genéricos mudaram radicalmente o panorama da indústria farmacêutica e se consolidaram como eixo central da ampliação do consumo de medicamentos no País, permitindo que milhares de brasileiros pudessem passar a seguir corretamente seus tratamentos, com economia e segurança.
Eles combinam dois atributos muito importantes: qualidade e preço. O crescimento acima da média do setor farmacêutico também pode ser justificado pelo cenário econômico, que demanda maior economia por parte dos consumidores. Isso reforça o papel do segmento como instrumento de acesso a tratamentos eficazes no Brasil – os genéricos fornecem o mesmo efeito terapêutico do medicamento de referência, com preços muito mais acessíveis.
Sendo assim, a possibilidade de economia sem riscos está fazendo com que grande parcela da população considere esta opção na hora da compra. Essa é uma das conclusões da pesquisa Análise do Perfil de Compra dos Shoppers em Farmácias – 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e com o Instituto Axxus.
O levantamento, que teve como objetivo apurar as características de compras de medicamento pela população, apontou que o número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo, sendo que 45% dos consumidores apontaram adquirir medicamentos predominantemente genérico; e outros 55% compraram, predominantemente, os de marcas.
Estes são os destaques do Especial Genéricos de 2019. Você verá que essa classe medicamentosa já venceu a desconfiança inicial e natural que enfrentou no mercado e hoje faz parte das opções de escolhas dos consumidores. Quanto maior a informação disponível e a educação dos brasileiros sobre esses medicamentos, maior tende a ser seu crescimento.
O seu conhecimento é de igual importância, pois só por meio de conteúdo de relevância e de dados do mercado é que se consegue trabalhar com a categoria da melhor maneira possível e se faz um atendimento primoroso.