fbpx

Especial Genéricos 2019

Lei 9.787, que instituiu os medicamentos genéricos no Brasil, completou 20 anos de existência no último dia 10 de fevereiro. Nestas duas décadas, os genéricos mudaram radicalmente o panorama da indústria farmacêutica e se consolidaram como eixo central da ampliação do consumo de medicamentos no País, permitindo que milhares de brasileiros pudessem passar a seguir corretamente seus tratamentos, com economia e segurança.
Eles combinam dois atributos muito importantes: qualidade e preço. O crescimento acima da média do setor farmacêutico também pode ser justificado pelo cenário econômico, que demanda maior economia por parte dos consumidores. Isso reforça o papel do segmento como instrumento de acesso a tratamentos eficazes no Brasil – os genéricos fornecem o mesmo efeito terapêutico do medicamento de referência, com preços muito mais acessíveis.
Sendo assim, a possibilidade de economia sem riscos está fazendo com que grande parcela da população considere esta opção na hora da compra. Essa é uma das conclusões da pesquisa Análise do Perfil de Compra dos Shoppers em Farmácias – 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e com o Instituto Axxus.
O levantamento, que teve como objetivo apurar as características de compras de medicamento pela população, apontou que o número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo, sendo que 45% dos consumidores apontaram adquirir medicamentos predominantemente genérico; e outros 55% compraram, predominantemente, os de marcas.
Estes são os destaques do Especial Genéricos de 2019. Você verá que essa classe medicamentosa já venceu a desconfiança inicial e natural que enfrentou no mercado e hoje faz parte das opções de escolhas dos consumidores. Quanto maior a informação disponível e a educação dos brasileiros sobre esses medicamentos, maior tende a ser seu crescimento.
O seu conhecimento é de igual importância, pois só por meio de conteúdo de relevância e de dados do mercado é que se consegue trabalhar com a categoria da melhor maneira possível e se faz um atendimento primoroso.