PDV

Teste antígeno para Covid-19: por que e como aplicar na farmácia?

Realizado para identificar a infecção atual de coronavírus, teste pode ser um diferencial para o ponto de venda. Veja as vantagens, preços e como aplicar na loja

A pandemia está no seu pior momento no Brasil e a realização de testes para a Covid-19 é uma necessidade cada vez maior. Por isso, nada melhor do que o paciente ter um exame acessível perto dele, e é aqui que entra a sua farmácia.

A visão do farmacêutico como profissional de saúde vai além da dispensação de medicamentos. Uma farmácia pode se diferenciar como local de cuidado com a saúde, ofertando inúmeros serviços, como os testes que detectam a presença do coronavírus.

A Hilab, laboratório de análises clínicas especializado em testes remotos, pode ser sua parceira para oferecer esse serviço! Grandes redes de farmácias como a Bemol, Pague Menos, Panvel e Cruzeiro já entenderam a importância da atenção farmacêutica e adotaram exames como o teste de antígeno para COVID-19 da Hilab em seus estabelecimentos.

Quer entender por que a sua farmácia deve oferecer o exame de antígeno para detecção da Covid-19 e como aplicá-lo? Continue a leitura!

O que é o teste antígeno para Covid-19?

O teste de antígeno é um imunoensaio cromatográfico que identifica a proteína viral do SARS-CoV-2 e suas variantes em amostras de secreção da nasofaringe. Essas proteínas reagem com os anticorpos aderidos à fita usada no teste, gerando uma coloração específica em caso positivo. 

Ele é indicado entre o 1º e 5º dia após o início dos sintomas. Além disso, também é indicado se o paciente estiver assintomático mas teve contato recente com casos positivos.

O exame tem alta correlação com o período de transmissibilidade da doença, por isso é ideal para que o paciente entre em isolamento e evite contaminar outras pessoas.

O teste laboratorial remoto de antígeno da Hilab tem alta especificidade, com validação externa feita pelo órgão regulamentador Controllab, especializado em comparação de exames às cegas. 

Por isso, um resultado positivo não precisa ser confirmado por outro teste. Além disso, após a coleta e início do exame, o resultado é enviado para o paciente em até 30 minutos. Rápido, não?

Quais as diferenças entre o teste antígeno e outros testes para Covid-19?

teste-antígeno-hilab

Você pode estar se perguntando qual a diferença entre o teste antígeno e os outros testes para coronavírus, como o RT-PCR, RT-LAMP e o sorológico.

O RT-PCR e RT-LAMP são metodologias semelhantes de biologia molecular que identificam o RNA viral, e são consideradas análogas ao teste de antígeno. 

Eles têm alta especificidade e sensibilidade, com menos chance de falsos negativos. Porém, grande parte dos testes moleculares são mais caros que o de antígeno, demoram dias para a obtenção do resultado e podem estar inacessíveis em regiões remotas do País.

Novamente a Hilab e seus profissionais inovaram na tecnologia de testes moleculares, nos quais o resultado de RT-PCR e RT-LAMP chega em até uma hora.

Agora falando do teste sorológico, ele é capaz de detectar os anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue a partir do 7° dia após o início dos sintomas. A presença de anticorpos indica resposta imune, e portanto não corresponde à fase mais transmissível da doença. Por isso, o exame é indicado para avaliar se o paciente já teve contato com a doença.

>>> Entenda a fundo cada um dos testes para Covid-19 e suas diferenças <<<

Por que aplicar o exame antígeno da Hilab na sua farmácia?

Como comentado, a realização do exame de antígeno da Hilab nas farmácias é essencial para a detecção do coronavírus nos dias de maior transmissibilidade da doença. 

Para ajudar na sua tomada de decisão, listamos os principais benefícios de contratar esse serviço laboratorial que cabe na palma da sua mão. Confira!

teste-antígeno-hilabAmpliação do portfólio de serviços – vá além da dispensação de medicamentos

Em um estudo realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) em parceria com o Datafolha Instituto de Pesquisa, somente 16% dos entrevistados percebem a farmácia como estabelecimento de saúde.

Prestar serviços clínicos de saúde pode mudar essa visão e valorizar o papel do farmacêutico como profissional de saúde. 

Ampliar o portfólio de exames que você oferece pode atrair e fidelizar clientes, pois seu estabelecimento ganha visibilidade em cuidados com a saúde. Ainda mais com um exame de antígeno que pode reduzir riscos de transmissão e agravamento da Covid-19 em fases iniciais, e é equivalente ao RT-PCR, reconhecido como padrão ouro.

Aumento de faturamento

O teste antígeno para Covid-19 pode beneficiar sua farmácia financeiramente! E não só por causa da demanda pelo exame, mas porque seus clientes acabam comprando outros serviços e produtos.

Um dos cases de sucesso da Hilab é a Bemol, uma das maiores redes de farmácias do norte do Brasil.

Em 2020, eles adquiriram o teste sorológico e já cresceram em média 15% no faturamento. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o aumento no faturamento através da venda de testes de coronavírus foi de 332,63%, por conta da chegada do exame que detecta a proteína viral.

teste-antígeno-hilab-covid

Conforme Kainan Ferreira, analista de sucesso do cliente da Hilab responsável pelo relacionamento com a Bemol, “os clientes procuraram mais a farmácia pois associam o teste antígeno ao RT-PCR, já que ambos utilizam o swab”. E de fato os exames são similares e um resultado positivo no teste de antígeno não precisa de confirmação com RT-PCR.

Qual o preço do teste da Hilab para a farmácia?

O preço do teste Hilab de antígeno para detecção da COVID-19 comercializado diretamente para as farmácias é de R$99 e está com até 50% de desconto dependendo da quantidade adquirida. Saiba como a sua farmácia pode adquirir o serviço Hilab!

teste-antígeno-hilab-covid

Rastreamento de contatos – contribua no combate à pandemia!

O rastreamento de contatos é uma estratégia recomendada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a pandemia, e sua farmácia pode colaborar com ela!

Essa estratégia consiste em reduzir a transmissão da doença por meio da testagem em massa. Quanto antes um paciente testar positivo para Covid-19, mais rápido ele entra em isolamento e rastreia seus contatos recentes para que eles possam se testar.

No serviço Hilab, todos os casos positivos de Covid-19 identificados são notificados diariamente para a ANVISA pelo laboratório central. 

Além disso, os dispositivos funcionam com a tecnologia da Internet das Coisas. Eles estão conectados entre si por um servidor na nuvem e geram dados em tempo real sobre os casos de coronavírus identificados pela Hilab.

Resultados com dupla verificação – ofereça um exame seguro

Todos os testes da Hilab, assim como o antígeno, passam por dupla verificação antes da emissão e assinatura do laudo enviado ao paciente. 

Mas não se trata de qualquer verificação dupla. Depois que o farmacêutico coloca a amostra na cápsula de exame, ela é enviada para o laboratório da Hilab e avaliada por um profissional de saúde. A segunda verificação fica por parte da inteligência artificial própria, a C4i0.

Com isso, a Hilab aumenta a confiabilidade do resultado e seu paciente tem um diagnóstico preciso.

Suporte 24 horas por dia e 7 dias na semana

Os dispositivos de exame Hilab são fáceis de lidar e os profissionais de saúde da farmácia são treinados pela equipe de especialistas do laboratório para realizar os exames de maneira correta.

Em caso de dúvidas sobre o serviço ou questões técnicas na hora da realização do exame, a Hilab possui um time disponível para atender você. Como comenta o Coordenador do Suporte, Renato Siqueira, “nosso time trabalha em conformidade com a lei geral de proteção de dados (LGPD) e ferramentas desenvolvidas pela Hilab para analisar e diagnosticar cada caso envolvendo nossos clientes e seus pacientes, entregando todo o apoio necessário 24 horas por dia e 7 dias por semana”.

Como aplicar o teste antígeno para Covid-19 da Hilab na minha farmácia?

Se você chegou até aqui, deve ter compreendido os benefícios e a importância de oferecer o teste de antígeno do coronavírus. Mas como preparar sua farmácia e como usar o serviço Hilab?

Prepare seu consultório farmacêutico

Para aplicar testes laboratoriais remotos como o do antígeno na sua farmácia, é preciso preparar um local adequado para que o paciente fique confortável e tenha privacidade, além de ter farmacêuticos clínicos capacitados para fazer o atendimento.

Seja uma sala de procedimentos ou um consultório farmacêutico, ele precisa ter a infraestrutura adequada para o serviço oferecido, conforme a RDC Nº 44. O local precisa ser limpo, organizado, bem como sem interferências externas e equipado. 

Mas não se preocupe, apesar das recomendações, você não precisa ter uma estrutura impecável para suas consultas farmacêuticas. Divulgar e oferecer serviços de qualidade é o que atrai o cliente final.

Contrate e aplique exames de coronavírus antígeno da Hilab

Para contratar o serviço Hilab para a sua farmácia, entre em contato com um de seus especialistas para eles entenderem sua necessidade e te orientarem para a melhor opção.

Assim que você contratar o serviço e estiver com seu dispositivo Hilab e os insumos do teste em mãos, você receberá um treinamento para aplicação do teste e configuração do equipamento. Após essa etapa, chamada de onboarding, é só preparar o local de atenção farmacêutica e aplicar os exames! 

A seguir está uma explicação simples sobre como funciona o teste:

teste-antígeno-hilab-covid

As etapas para aplicação do teste de antígeno Hilab são:

  1. O farmacêutico cadastra os dados do paciente na plataforma Hilab, fazendo também a anamnese do estado de saúde do paciente  usando o questionário específico do exame;
  2. Ele prepara a bancada com todos os insumos para a coleta e liga o leitor Hilab;
  3. A amostra é coletada da nasofaringe do paciente usando um swab e dissolvida em um tubo com anticorpos específicos. No caso do teste Hilab, é usado o swab flocked, especial para que a pessoa sinta menos desconforto durante o procedimento;
  4. O farmacêutico insere a amostra em uma cápsula com um QR Code específico para a identificação daquele paciente;
  5. A cápsula é colocada no dispositivo Hilab, que identifica e digitaliza a amostra para ser enviada por internet para o laboratório de análises clínicas;
  6. A análise passa pelo processo de dupla verificação da inteligência artificial e do profissional de saúde;
  7. O profissional de saúde da Hilab assina digitalmente o laudo e encaminha ele para o paciente por SMS e e-mail em até 30 minutos;
  8. Você está pronto para dar continuidade no atendimento ao seu paciente, assim, orientando-o sobre os próximos passos.

E se o resultado do meu paciente der positivo?

Se o resultado do seu paciente der positivo, o papel do farmacêutico é aconselhá-lo sobre o que deve ser feito para evitar a transmissão e agravamento da doença. Sugira a ele que:

  • Busque assistência médica presencial ou por teleatendimento;
  • Use máscara, mantenha o distanciamento social e entre em isolamento imediato por 14 dias;
  • Caso ele conviva com outras pessoas, é recomendado que eles também realizem o teste para verificação de infecção e, em caso positivo, entrem em isolamento;
  • Também é aconselhável evitar o compartilhamento de ambientes e objetos.

Enfrente a pandemia junto com a Hilab

O propósito da Hilab é humanizar a saúde e levar o acesso a exames laboratoriais de qualidade para o máximo de pessoas possível. Para isso, a health tech busca constantemente parcerias com outros profissionais e estabelecimentos que acreditem nessa missão.

Desejamos que esse conteúdo tenha te motivado a enfrentar o coronavírus junto com a gente, pois além de valorizar o seu estabelecimento e profissionais de saúde, você oferecerá um exame que pode mudar o cenário da pandemia.

Se interessou? Vem contratar o serviço Hilab! É só preencher um rápido formulário que em até 48h nós ligamos para você!

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Hilab

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário