Teste da Roche analisa 324 genes relacionados ao câncer

O objetivo da Roche é apoiar os oncologistas nas decisões terapêuticas para cada paciente com câncer

A Roche e a Foundation Medicine lançaram no País uma nova tecnologia para o gerenciamento do câncer: o teste em biópsia líquida que analisa 324 genes a partir de uma coleta de sangue, sem a necessidade de internação.

Trata-se de uma evolução da atual ferramenta de perfil genômico abrangente por biópsia líquida.

Chamado FoundationOne® Liquid CDx, o novo teste é indicado para pacientes com qualquer tipo de tumor sólido. 

O teste pode ser realizado em diferentes momentos da jornada do paciente, em substituição à biópsia tecidual ou complementar a ela, analisando a necessidade médica, bem como o perfil do paciente e as evidências clínicas disponíveis.

O objetivo da Roche é apoiar os oncologistas ao tomarem decisões terapêuticas personalizadas para cada paciente, tanto ao diagnóstico como na progressão de doença.

Para realização do teste é necessária apenas uma coleta de sangue, que pode ser realizada em laboratórios ou até mesmo em casa, mediante disponibilidade.

O laudo do exame apresenta, por exemplo, o resultado da análise de 324 genes relevantes para o câncer.

Incluindo, os biomarcadores recomendados pelas diretrizes médicas para utilização de terapias-alvo, além da avaliação da carga mutacional do tumor (TMB) e da instabilidade de microssatélites (MSI).

Ou seja, são parâmetros que auxiliam o oncologista na decisão sobre o uso de imunoterapias.

Em adição, o relatório traz a informação sobre fração tumoral, um indicativo da probabilidade de detectar alterações genômicas na amostra de biópsia líquida, bem como estudos clínicos relevantes de acordo com o perfil molecular do paciente.

Foto: Shuttestock

Fonte: Roche

Deixe um comentário