Teste da Roche analisa 324 genes relacionados ao câncer

O objetivo da Roche é apoiar os oncologistas nas decisões terapêuticas para cada paciente com câncer

A Roche e a Foundation Medicine lançaram no País uma nova tecnologia para o gerenciamento do câncer: o teste em biópsia líquida que analisa 324 genes a partir de uma coleta de sangue, sem a necessidade de internação.

Trata-se de uma evolução da atual ferramenta de perfil genômico abrangente por biópsia líquida.

Chamado FoundationOne® Liquid CDx, o novo teste é indicado para pacientes com qualquer tipo de tumor sólido. 

O teste pode ser realizado em diferentes momentos da jornada do paciente, em substituição à biópsia tecidual ou complementar a ela, analisando a necessidade médica, bem como o perfil do paciente e as evidências clínicas disponíveis.

O objetivo da Roche é apoiar os oncologistas ao tomarem decisões terapêuticas personalizadas para cada paciente, tanto ao diagnóstico como na progressão de doença.

Para realização do teste é necessária apenas uma coleta de sangue, que pode ser realizada em laboratórios ou até mesmo em casa, mediante disponibilidade.

O laudo do exame apresenta, por exemplo, o resultado da análise de 324 genes relevantes para o câncer.

Incluindo, os biomarcadores recomendados pelas diretrizes médicas para utilização de terapias-alvo, além da avaliação da carga mutacional do tumor (TMB) e da instabilidade de microssatélites (MSI).

Ou seja, são parâmetros que auxiliam o oncologista na decisão sobre o uso de imunoterapias.

Em adição, o relatório traz a informação sobre fração tumoral, um indicativo da probabilidade de detectar alterações genômicas na amostra de biópsia líquida, bem como estudos clínicos relevantes de acordo com o perfil molecular do paciente.

Foto: Shuttestock

Fonte: Roche

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário