Teste de gravidez: Como fazer, como funciona, e qual mais confiável?

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina, que é produzido quando a mulher está grávida

O atraso menstrual indica uma possível gravidez. Para saber rapidamente o resultado, muitas mulheres procuram na farmácia o Teste Rápido de Gravidez (TRG). Esses testes são encontrados em duas formas: em tiras e digitais, e a partir da urina, auxiliam as mulheres a identificarem a gravidez e até mesmo a saberem quanto tempo tem de gestação.

No entanto, é bom lembrar que somente um médico é capaz de dar a palavra final por meio de outros exames.

Testes de farmácia: Rápidos e fáceis

O que é o teste de gravidez?

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina, que é produzido quando a mulher está grávida. Esse hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado – ou seja, assim que a gestação começa.

Teste de gravidez de farmácia funciona?

Também disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o teste de gravidez encontrado em farmácias e drogarias ajuda a confirmar uma possível gravidez.

O teste de gravidez de farmácia consiste em uma fita, ou outro dispositivo, que é colocado um reagente ao hormônio HCG, presente na urina de quem está grávida.

De acordo com o Hilab, apesar de oferecerem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado poderá ser positivo, mas a mulher poderá não estar grávida. Assim, para a confirmação definitiva do resultado, o indicado é realizar um exame de sangue após a realização do teste de farmácia. 

Teste de gravidez é totalmente preciso? Veja mitos e verdades!

Qual o teste de gravidez mais confiável?

Feitos em laboratórios e também em farmácias, o exame de sangue é o mais indicado e deve ser realizado a partir da 3ª ou 4ª semana contadas a partir da última menstruação. Essa época coincide com a data da próxima menstruação. Em caso de alta suspeição de gravidez, mas com exame negativo, um novo teste deve ser realizado após 48 horas.

Testes de gravidez nas farmácias ajudam as consumidoras

Quantos dias de gravidez aparece no teste de farmácia?

Quando a mulher suspeitar de uma gravidez e quiser fazer o teste de gravidez de farmácia ela precisa ter a menstruação atrasada de 2 a 5 dias.

Como saber se o teste de gravidez deu positivo?

resultado-positivo-teste-gravidezSe a mulher estiver grávida, o beta hCG vai ser detectado. No geral, o resultado positivo aparece nos primeiros 5 minutos do teste, porém, às vezes é necessário esperar até 30 minutos.

Os testes de farmácia possuem instruções para a realização correta e cada um possui uma forma diferente de indicar se o resultado deu positivo ou negativo. 

Uma vez obtido o resultado positivo, não há possibilidade de mudança. Além disso, também não é possível que o resultado negativo se converta em positivo após os 30 minutos.

De acordo com a Amercian Pregnancy Association (Associação Americana de Gravidez), normalmente, os níveis de hCG dobram a cada 72 horas. O nível atingirá seu pico nas primeiras 8-11 semanas de gravidez e então diminuirá e se estabilizará pelo restante da gravidez.

De modo geral, nos casos positivos de gravidez, nos testes em tiras, parecem duas listras. Já nos testes digitais aparecerá escrito “Grávida” ou um sinal de positivo (+). Além disso, alguns indicarão, também, as semanas de gestação.

Como saber se o teste de gravidez deu negativo?

De acordo informações empresa Clearblue, se a mulher não está grávida, ou se está bem no início da gestação onde há níveis muito baixos de hCG circulantes e não realizou o teste com a primeira urina da manhã, o resultado pode ser negativo.

Nos casos negativos de gravidez, nos testes em tiras, aparece uma listra. Já nos testes digitais aparecerá escrito “Não grávida” ou um sinal de negativo (-).

O que significa quando o teste de gravidez não aparece nada?

O mostrador fica branco até que a urina entre em contato com o papel. No entanto, se após no máximo cinco minutos nenhuma das duas opções de linha apareceu, significa que o teste falhou e será, então, preciso comprar outro e repetir o procedimento.  

Nos testes de gravidez digitais não há essa opção, aparecerá “Não Grávida”.

O que significa quando um teste de gravidez dá positivo e o outro negativo?

É preciso seguir sempre a instrução do fabricante. Neste caso, existe a possibilidade de algo ter acontecido errado e a realização não ter sido feita corretamente, pois um deles está incorreto.

 O que significa quando o teste de gravidez fica clarinho?

De acordo com informações da Huggies, as linhas dos testes de gravidez em tiras tendem a serem fortes. No entanto, se notar que a coloração do resultado é fraca, é provavelmente porque a pessoa tem uma menor quantidade do hormônio hCG, porém o resultado continua sendo positivo.

Assim, o teste poderá ser realizado novamente após uma semana e a cor deverá ser mais forte devido ao aumento deste hormônio na urina.

Saiba mais sobre testes rápidos em farmácias 

Quais as chances do teste de farmácia dar falso positivo?

De acordo com o Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto (Ceferp), é difícil que o teste de farmácia dê falso negativo ou um falso positivo (mais raro, embora possível).

casal-feliz-teste-gravidez

Qual o valor do teste de gravidez?

Os preços variam de R$10,00 a R$40,00, dependendo do modelo, bem como da farmácia e da região.

Como saber se estou grávida antes de fazer o teste?

A suspeita de uma gravidez pode ser enjoos, náuseas matinais, aumento das mamas e da sensibilidade destas, aversão a cheiros fortes, desejos estranhos, instabilidade emocional, escurecimento das aréolas mamárias, bem como aumento da frequência urinária, entre outros.

 As etapas da gestação

 Conclusão

Vendido nas farmácias e drogarias, sem prescrição médica, e com precisão de 95% a 99%, os testes de gravidez “caseiros” são uma alternativa simples, bem como rápida e barata para a mulher que deseja confirmar uma gravidez.

No entanto, é importante, após o teste, procurar um médico que saberá dar a orientação correta e pedirá exames específicos de gravidez.

Antes da compra, o farmacêutico poderá ajudar com as primeiras informações como: orientar sobre a data correta, verificar o prazo de validade do exame e seguir o passo a passo descrito na bula, pois, a concentração do hormônio antes do período indicado pelo fabricante, ainda é muito baixa e pode não ser detectada adequadamente pelo exame, criando um falso negativo.

 

O papel do farmacêutico na saúde da população

 

Fontes:

Amercian Pregnancy Association

Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto (Ceferp)

Clear blue

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)

Hilab

Huggies

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário