fbpx

Teste de gravidez é totalmente preciso? Veja mitos e verdades!

A partir da urina, testes vendidos em farmácia ajudam mulheres a identificar a gravidez e até mesmo a saber quanto tempo tem de gestação

O teste de gravidez de farmácia é totalmente preciso? De acordo com o ginecologista do Hospital Israelita Albert Einsten, Dr. Alexandre Pupo, os testes de farmácia são confiáveis, podendo detectar a gestação até dois dias antes do que seria a menstruação da mulher. Entretanto, embora seja raro, alguns testes podem apresentar falsos positivos, por já virem com o resultado assim.

Como funciona o teste de gravidez?

O teste possui o anticorpo monoclonal anti HCG, que gera uma reação química ao entrar em contato com o hormônio HCG, hormônio específico da gravidez. Quando essa reação ocorre, a fita teste mostra uma cor. De acordo com o médico, quanto mais intensa a coloração da fita, mais hormônio Beta HCG está presente na urina.

O que é o falso positivo no teste de gravidez?

O falso positivo ocorre quando o teste indica uma gravidez não existente. É possível que isso aconteça, já que na urina pode haver a presença de moléculas do hormônio LH (hormônio que estimula a ovulação), que são parecidas com as do Beta HCG. Outro fator que pode gerar um falso positivo é a presença de tumores ovarianos que produzem o HCG ou se a mulher tomou algum medicamento com o hormônio para induzir a ovulação.


Como funcionam os testes que indicam o tempo de gestação?

Esses tipos de teste indicam o tempo de gestação de acordo com a concentração do hormônio Beta HCG presente na urina. Os testes indicam o tempo de gestação de maneira confiável, desde que a gravidez seja normal. Casos de gestações ectópicas (fora do útero), por exemplo, podem apresentar diferenças nos resultados.

O teste de gravidez pode indicar o sexo do bebê ou se a gestação é múltipla?

Não. Teste de farmácia não permite identificar o sexo do bebê ou se a gestação é múltipla.

O teste de gravidez pode dar um falso negativo?

Não, o teste de farmácia não deixaria de indicar a gravidez. Na verdade, a ovulação em algumas mulheres pode ser irregular, dificultando o conhecimento se há atraso na menstruação ou não. Outros casos que podem indicar o negativo é a realização do teste antes de o embrião começar a produzir o hormônio Beta HCG, fazendo com que o teste não identifique o hormônio.

Quanto tempo após a relação sexual o teste pode indicar a gestação?

O teste só pode indicar a gravidez quando o hormônio Beta HCG começa a ser produzido, o que ocorre após o embrião grudar na parede do útero e começar a se desenvolver. Em média, os testes identificariam até dois dias antes do dia que seria a menstruação, ou 12 dias após a fecundação do óvulo.

Fonte: Folha Vitória-ES

Leia também:

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou?

4 Comentários

  1. Avatar
    Iasmim Lima em

    Olá meu nome é Iasmim tenho ovários policísticos que não impedou debeu engravidar e minha filha ja estar com 2 nos e hj fiz um tesre e deu positivo bem fraquinho pode ser um falso positivo

    • Avatar

      Oi o meu tbm deu, apos 2 semanas repeti o teste e deu negativo, pode ser positivo ou pode ser um falso negativo, aconselho fazer novamente.

      • Avatar

        Oi boa noite espero que possam me ajudar… Minha namorada tem a menstruação atrasada vai fazer acho que 2 meses… Fizemos o teste de gravidez de farmácia e o teste constou negativo mas mesmo assim ela sente umas dores de cabeça… Alguém pode me ajudar por favor, porque me sinto preocupado com ela mesmo não sendo gravidez

  2. Avatar

    Ola, meu nome é Mariana.
    Minha menstruaçao esta atrasada a 13 dias, ja fiz tres testes de farmacia de todos deram negativo. Uma amiga me ensinou um teste caseiro com agua sanitaria, e segundo esse deu positivo.
    Sera que estou gravida?

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: