fbpx

Teste de gravidez é totalmente preciso? Veja mitos e verdades!

A partir da urina, testes vendidos em farmácia ajudam mulheres a identificar a gravidez e até mesmo a saber quanto tempo tem de gestação

O teste de gravidez de farmácia é totalmente preciso? De acordo com o ginecologista do Hospital Israelita Albert Einsten, Dr. Alexandre Pupo, os testes de farmácia são confiáveis, podendo detectar a gestação até dois dias antes do que seria a menstruação da mulher. Entretanto, embora seja raro, alguns testes podem apresentar falsos positivos, por já virem com o resultado assim.

Como funciona o teste de gravidez?

O teste possui o anticorpo monoclonal anti HCG, que gera uma reação química ao entrar em contato com o hormônio HCG, hormônio específico da gravidez. Quando essa reação ocorre, a fita teste mostra uma cor. De acordo com o médico, quanto mais intensa a coloração da fita, mais hormônio Beta HCG está presente na urina.

O que é o falso positivo no teste de gravidez?

O falso positivo ocorre quando o teste indica uma gravidez não existente. É possível que isso aconteça, já que na urina pode haver a presença de moléculas do hormônio LH (hormônio que estimula a ovulação), que são parecidas com as do Beta HCG. Outro fator que pode gerar um falso positivo é a presença de tumores ovarianos que produzem o HCG ou se a mulher tomou algum medicamento com o hormônio para induzir a ovulação.


Como funcionam os testes que indicam o tempo de gestação?

Esses tipos de teste indicam o tempo de gestação de acordo com a concentração do hormônio Beta HCG presente na urina. Os testes indicam o tempo de gestação de maneira confiável, desde que a gravidez seja normal. Casos de gestações ectópicas (fora do útero), por exemplo, podem apresentar diferenças nos resultados.

O teste de gravidez pode indicar o sexo do bebê ou se a gestação é múltipla?

Não. Teste de farmácia não permite identificar o sexo do bebê ou se a gestação é múltipla.

O teste de gravidez pode dar um falso negativo?

Não, o teste de farmácia não deixaria de indicar a gravidez. Na verdade, a ovulação em algumas mulheres pode ser irregular, dificultando o conhecimento se há atraso na menstruação ou não. Outros casos que podem indicar o negativo é a realização do teste antes de o embrião começar a produzir o hormônio Beta HCG, fazendo com que o teste não identifique o hormônio.

Quanto tempo após a relação sexual o teste pode indicar a gestação?

O teste só pode indicar a gravidez quando o hormônio Beta HCG começa a ser produzido, o que ocorre após o embrião grudar na parede do útero e começar a se desenvolver. Em média, os testes identificariam até dois dias antes do dia que seria a menstruação, ou 12 dias após a fecundação do óvulo.

Fonte: Folha Vitória-ES

Leia também:

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou?



Deixe um comentário