Teste possibilita diagnóstico instantâneo da dengue

Há projeções de que esta solução, da MedLevensohn, também faça parte de clínicas farmacêuticas

A MedLevensohn passa a disponibilizar, no Brasil, um teste que possibilita diagnóstico seguro da dengue em poucos minutos, por meio da coleta de uma gota de sangue do paciente. Por enquanto, a solução está disponível para hospitais, clínicas e consultórios médicos, as, futuramente, também deve estar presente nos serviços de assistência farmacêutica.

Esse tipo de diagnóstico ganha relevância diante das últimas estatísticas do País. Até o dia 13 de abril de 2019, foram 451.685 casos prováveis de dengue registrados, segundo o Ministério da Saúde, um aumento de 339% com relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a pasta, 994 municípios apresentam alto índice de infestação do Aedes aegypti. O diagnóstico precoce torna-se fundamental ao passo que, com sintomas de febre e dores no corpo, são muitos os que imaginam que estar com gripe ou resfriado, podendo, assim, fazer uso de medicamentos contraindicados para dengue, aumentando o risco de hemorragias ou de letalidade. “Como solução para este problema, disponibilizamos no mercado nacional um teste que possibilita a confirmação segura do diagnóstico em minutos”, afirma o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster, acrescentando que, neste mês de maio, a busca pelo produto tem sido tão alta que a empresa contratou um lote extra para atender à demanda.

Eficácia no diagnóstico da dengue

Para dengue em fase aguda (até cinco dias de início dos sinais e sintomas), com o NS1, há especificidade de 96,2% e sensibilidade de 95,8%. As fases mais avançadas, com IgC (Imunoglobulina G) e IgM (Imunoglobulina M) têm sensibilidade de 95,7% e especificidade de 99,9%. Isso permite que o diagnóstico seja feito mesmo quando não há certeza sobre quando o quadro clínico se iniciou.

Hospitais já estão adquirindo o novo teste e se aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para sua disponibilização em clínicas farmacêuticas. Para Szuster, a realização do teste instantâneo da dengue nas farmácias massificaria um importante instrumento de controle de um dos mais graves problemas de saúde pública o Brasil. “Este seria um grande avanço, pois as pessoas, a um preço muito baixo, poderiam saber instantaneamente se tem ou não dengue, tomando medidas para não se tornarem mais um transmissor, com proteção individual, como o uso de repelentes, procurando o médico precocemente e fazendo o tratamento correto”, finaliza Szuster.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

O que é o fungo resistente que se espalha no mundo?

Deixe um comentário