Thiago Meirelles é o novo presidente-executivo da PróGenéricos

Executivo defende pauta de acesso amplo da população a medicamentos

O administrador Thiago Meirelles é o novo presidente-executivo da PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares) em substituição a Telma Salles, que liderou a entidade por mais de 10 anos. Uma das primeiras medidas de Meirelles será transferir a sede da PróGenéricos de São Paulo para Brasília, seguindo tendência entre entidades de diversos setores. Meirelles assumiu o cargo nesta quarta-feira (11), em reunião realizada em São Paulo.

As pautas da entidade se identificam bastante com os objetivos do atual governo, com ênfase na ampliação do acesso a medicamentos. “Um dos grandes papéis da associação é contribuir com o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, afirma.

Além do acesso amplo da população aos medicamentos, a PróGenéricos defende os investimentos nos biossimilares, a defesa do prazo máximo de 20 anos para a vigência das patentes e o aperfeiçoamento regulatório do setor.

“A pauta dos genéricos já é bastante consolidada no Brasil. Vejo como desafios a questão dos biossimilares, medicamentos com grande potencial de crescimento nos próximos anos, além do fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde, uma pauta que tem sido muito discutida pelo setor farmacêutico e também pelo novo governo”, explica.

Meirelles é servidor de carreira da ANAC desde 2008 e anteriormente foi presidente do conselho de administração do Geap Saúde (Fundação de assistência ao servidor público).

É graduado em Administração, com Pós-Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestrado em Gestão de Navegação Aérea pela École Nationale de I’Aviation – ENAC (França) e MBA em Finanças pela Universidade de São Paulo.

PróGenéricos entrega a novo governo propostas para fortalecimento do complexo industrial da saúde 

Fonte: PróGenéricos

Foto: Divulgação

Deixe um comentário