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Tópicos que impactarão o varejo nos próximos anos

É preciso adequar e mudar os planos diante do cenário adverso

O ano de 2016 iniciou-se com o País numa das maiores crises já existentes, expandindo os seus reflexos para todas as áreas e segmentos de mercado. No varejo não tem sido diferente. É preciso se adequar e mudar os planos diante desse cenário, pensando bem para saber quais serão os próximos passos.

Refletindo sobre isso, o diretor de novos negócios da GIC, Maurício Godinho, preparou uma lista com os dez principais tópicos que devem impactar o varejo no Brasil:

1. Crise econômica x produtividade e competitividade: caberá ao varejo rever custos (cortando excessos e improdutividades sem cortar o essencial e importante para manter a operação eficiente). Neste sentido, vale refletir sobre o famoso tripé que garante que o básico do varejo seja atendido: pessoas, processos e tecnologia.

2. Millennials x mundo digital:
este público possui representatividade e poder de compra bastante expressivo no mundo todo e entendê-los para encantá-los tem se tornado um desafio.

3. Millennials x experiência de compra x estilo de vida: o consumidor moderno busca experiências, estilo de vida e, consequentemente, marcas que representam isto. Produtos e serviços que o varejo deve ofertar são uma decorrência e entendimento dos diversos estilos de vida e tendências buscados por este público.

4. Educação e capacitação: cabe às lideranças do varejo investir na capacitação desse setor; temos uma base educacional muito fraca que afeta o desempenho e qualidade do atendimento no varejo. Observar tendências mundiais nos força a fazer comparações inevitáveis e precisamos reagir, começando pela educação.

5. Internet das Coisas (IoT): mais uma decorrência da influência e participação dos Millennials no mercado de consumo. A grande novidade é que o IoT- Internet of Things, está sendo aplicada por grandes marcas do varejo.

6. No friction/ zero atrito: não queremos atritos (ou ter o mínimo possível) com o cliente no varejo.

7. Colaboração: cada vez mais se discute e se aplica a colaboração como pilar básico para criar melhores experiências e maior eficiência nos processos do varejo.

8. Lojas físicas digitalizadas: a grande questão do momento é como adaptar lojas físicas à experiência digital.

9. Big Data:
pode-se estimar que cerca de 90% das redes de varejo brasileiras possuem questões mais básicas para resolver. Melhor primeiro ter os produtos expostos, com informações assertivas de preços, com gente motivada e preparada para atender, para depois investir em todos os refinamentos necessários com análises e resultados para o universo incrível de informações e conclusões com Big Data.

10. Propósito e cultura: varejo sem missão ou propósito não possui cultura. Empresa sem cultura não tem pessoas engajadas, fiéis, motivadas e produtivas.

Fonte: diretor de novos negócios da GIC, Maurício Godinho
Foto: Shutterstock

 

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