Trade Marketing: curso on-line apresenta a evolução do trade marketing tático para o estratégico

Novo Normal pede adaptações de todas as áreas das empresas. Trade Marketing realiza conexão importante entre Marketing e Venda e possibilita o desenvolvimento de marcas

O Trade Marketing tem se configurado como uma área estratégica nos últimos anos, e sobretudo agora, em tempos de incertezas e adaptações. O Trade Marketing é o elo de ligação entre Marketing e Vendas e responsável por traduzir as estratégias da empresa, a fim de desenvolver a categoria dentro de cada canal e cliente. Já Vendas é a execução das estratégias em cada cliente – prospecção, negociação, venda e pós-venda; aplicação de mix, preço, promoção, etc.; além do acompanhamento do sell-out. O tema será abordado com exclusividade, aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.

O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agosto – e é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

Estratégias traduzidas para desenvolvimento das categorias dentro de cada canal

Cada canal de venda, assim como cada cliente precisam ter as estratégias da empresa delineadas para que as categorias disponíveis sejam desenvolvidas, sempre considerando o comportamento de consumo do shopper.

Sendo assim, as esferas estratégicas do Trade são:

    • Alinhar as estratégias de marketing para os canais de distribuição;
    • Colocar os shoppers como foco do negócio;
    • Gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades;
    • Identificar oportunidades para alavancar o crescimento e lucratividade dos negócios;
    • Gerar demanda e garantir a correta execução das estratégias do ponto de venda (PDV).

 

 

 

No que diz respeito às esferas táticas do Trade, elas são:

  • Fortalecer a marca no PDV e desenvolver relacionamento com os clientes;
  • Desenvolver ferramentas de sell-out para orientar a equipe de vendas e merchandising;
  • Criar soluções para melhorar a performance de vendas;
  • Monitorar e mensurar a execução no PDV através de KPIs (Key Performance Indicator, que significa Indicador-Chave de Desempenho).

Os participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” poderão ter acesso a exemplos reais, para que toda a cadeia do mercado farmacêutico possa realizar as adaptações necessárias ao Novo Normal. O momento pede uma visão ampla de oportunidades.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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