Tratamento com acessibilidade para varizes reduz dores

As varizes afetam 15% da população adulta, mas um tratamento eficaz pode reduzir a intensidade das dores e trazer outros benefícios

Definida como o conjunto de manifestações clínicas causadas pela anormalidade (refluxo, obstrução ou ambos) do sistema venoso periférico (superficial, profundo ou ambos), a Insuficiência Venosa Crônica (IVC) faz parte do rol de doenças venosas, uma das patologias mais prevalentes no mundo todo acometendo geralmente os membros inferiores.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), estudos internacionais
apontam que até 80% da população pode apresentar graus mais leves de IVC; os graus intermediários podem variar de 20% a 64%; e a evolução para os estágios mais severos entre 1% e 5%.

As varizes, sinais de IVC, são veias permanentemente dilatadas, tortuosas e com função comprometida. Afetam
cerca de 15% da população adulta, sendo que acima dos 70 anos de idade, cerca de 70% das pessoas apresentam varizes nas pernas³.

SINTOMAS E FATORES DE RISCO

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão: o aumento da idade, o número de gestações, obesidade e histórico familiar.

.Em geral, mulheres com idade mais avançada podem sofrer mais com o problema. Já entre os principais sintomas estão: dor, coceira, formigamento, queimação, fadiga, câimbras musculares, inchaço e sensação de peso nas pernas.

TRATAMENTO

Entre as opções disponíveis no mercado, Diovases 500® (associação de Diosmina + Hesperidina) é indicado para casos de IVC, varizes, hemorroida, sensação de peso nas pernas, câimbras e veias varicosas.

“Diovases 500® possui flavonoides que agem sobre o sistema circulatório, normalizando e aumentando a resistência dos vasos sanguíneos, sendo indicado para o tratamento de problemas circulatórios, como varizes, insuficiência venosa ou hemorroida”, comenta o gerente de Produtos da EMS Marcas, Jean Anguita. De acordo com dados da IQVIA (PMB 03/22), a diosmina+hesperidina possui demanda de aproximadamente R$ 570 milhões no acumulado dos últimos 12 meses. “É a sétima molécula que mais gera demanda no mercado de similares (IQVIAPMB 03/22)”, comenta Anguita.

Apresentado em comprimidos revestidos de 500 mg, Diovases 500® atua no sistema vascular, aumenta o tônus (resistência) das veias, a drenagem linfática, diminui a permeabilidade capilar e favorece a microcirculação por meio do efeito anti-inflamatório, diminuindo o edema (inchaço), e melhora na gravidade dos sintomas, como sensação de peso, cansaço, formigamento, câimbras e inquietude nas pernas.


Referências
1. Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Disponível em: sbacvsp.com.br/wp-content/uploads/2016/05/insuficiencia-venosa-cronica.pdf. Acesso em 13 de maio de 2022.
2. Revista Guia da Farmácia. Disponível em: guiadafarmacia.com.br/o-que-acontece-quando-o-paciente-nao-trata-as-varizes/. Acesso em 13 de maio de 2022.
3. Agosto Azul Vermelho (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV). Disponível em: www.agostoazulvermelho.com.br/pages-dvasculares/varizes.html. Acesso em 13 de maio de 2022.
4. Bula do Medicamento Diovases 500®. Disponível em: buladeremedio.net/diovases. Acesso em 13 de maio de 2022.

 

Conteúdo jornalístico e meramente informativo. 

Deixe um comentário