Tratamento para HIV disponível no SUS

Acordo com o Ministério da Saúde permitirá acesso ao dolutegravir

A ViiV Healthcare, companhia global especializada em HIV — que tem como sócia majoritária a GSK, e as empresas Pfizer Inc. e Shionogi Limited como acionistas — confirma que a GSK, empresa distribuidora no Brasil, finalizou um acordo com o Ministério da Saúde brasileiro para o fornecimento de Tivicay® (dolutegravir). Este é o maior acordo firmado até o momento para a distribuição do Tivicay. O anúncio, feito pelo Ministério da Saúde em 28 de setembro, afirma que o medicamento será colocado à disposição de pessoas vivendo com HIV/AIDS, e que nunca receberam tratamento, a partir de janeiro de 2017.

Segundo o acordo, a ViiV Healthcare irá prover para o Ministério brasileiro aproximadamente 1,3 milhões de frascos de comprimidos de dolutegravir 50mg nos próximos 12 meses. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 100 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil serão beneficiadas.

De acordo com a UNAIDS, o Brasil tem a maior prevalência de HIV na América Latina, com 47% dos estimados 1,7 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS na região (aproximadamente 800.000 pessoas). O Ministério da Saúde relatou que 48 mil novos pacientes iniciaram o tratamento de HIV até Agosto de 2016.

Foto: Shutterstock 

 

Deixe um comentário