Tratamentos contra osteoporose podem ajudar pacientes com Covid-19

Estudo com 2 mil pacientes mostra que medicamentos que tratam a osteoporose também atuam no combate ao vírus da Covid-19

Uma equipe de pesquisadores de diferentes universidades na Europa realizou um estudo que mostra que tratamentos para a osteoporose podem ser úteis também em pacientes com Covid-19.

Os primeiros resultados mostram que os medicamentos podem reduzir entre 30% e 40% a infecção do vírus.

O estudo foi publicado nesta semana na revista científica Aging e é de autoria de Jordi Monfort, chefe de reumatologia do Hospital del Mar, em Barcelona. “Certos medicamentos usados no tratamento de doenças reumáticas podem interferir positivamente na Covid-19; seja diminuindo sua incidência ou sua progressão para casos mais graves”, relatou o pesquisador.

O estudo feito relacionou dados de mais de 2 mil pacientes com osteoporose, bem como osteoartrite e fibromialgia e que foram infectados pelo novo coronavírus.

Os pesquisadores perceberam, no entanto, que havia uma baixa incidência do vírus nestes pacientes.

Assim, passaram a testar uma série de medicamentos e tratamentos com o objetivo de observar, dessa maneira, a evolução dos casos.

Osteoporose e a Covid-19

Além disso, os cientistas puderam observar, também, que tratamentos como denosumabe, zoledronato e cálcio resultaram em uma redução importante na incidência de do vírus durante as primeiras avaliações.

Esses remédios, então, equilibram o sistema esquelético e ativam uma resposta do sistema imunológico que, por sua vez, passa a combater o vírus.

Contudo, outros testes ainda precisam ser feitos para comprovar que a real eficácia destes tratamentos.

10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose 

Mitos e verdades sobre osteoporose 

Fonte: Exame

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário