
Com atuação no interior de Goiás, na cidade de Rubiataba, a unidade regional da Ultra Popular está no mercado desde 2019 e vem se consolidando no varejo farmacêutico na cidade.
Atualmente, a unidade projeta um crescimento de 16% até dezembro de 2025 e já alcançou 67,8% dessa meta. A expectativa é seguir avançando com um plano de expansão que prevê a abertura de dez novas lojas regionais até 2030.
A farmacêutica e gestora da Ultra Popular em Rubiataba, Ana Paula Ribeiro de Souza, está à frente da operação e relembra que a entrada da farmácia no mercado local começou com a conversão da primeira loja em 2019. “Estamos localizados no interior de Goiás, em Rubiataba. A abertura da loja foi resultado de um convite. Aceitamos esse desafio porque sabíamos que uma bandeira forte estava chegando à nossa cidade, e logo percebi que meu emprego poderia estar ameaçado”, conta com exclusividade ao Guia da Farmácia.
Segundo Ana Paula, a decisão não foi fácil no início, mas contou com o apoio fundamental do marido, Simão, que acreditou no potencial do negócio. “Abraçamos essa oportunidade e o processo de conversão foi tranquilo, pois tivemos toda a assessoria do time da Farmarcas, desde a estrutura física até os planos comerciais, estratégicos e de ação”, destaca.
Segunda unidade e planejamento estratégico
Com a consolidação da primeira loja, a Ultra Popular de Rubiataba decidiu expandir. Em 2025, eles se preparam prepara a abertura da sua segunda unidade na cidade de Itapuranga, localizada a poucos quilômetros da matriz.
A decisão nasceu de um planejamento estratégico elaborado em parceria com a Farmarcas.

Ana Paula Ribeiro de Souza, gestora da Ultra Popular
“Fizemos o planejamento para 2025 e lá estava essa nova unidade. Olhamos para o futuro e pensamos como seria essa gestão à distância. Começamos a melhorar nossos processos internos, criamos departamentos e visitamos cases de sucesso da Farmarcas, que nos acolheu muito bem”, explica Ana Paula.
Ela aponta que o objetivo não era apenas abrir uma nova unidade, mas crescer com processos bem estruturados e rentabilidade sustentável. “Sempre buscamos conhecimento e ferramentas para alcançar isso. A nova loja deve ser inaugurada nos próximos 60 dias”, acrescenta.
Desafios e aprendizado
O início da trajetória da Ultra Popular de Rubiataba não foi livre de obstáculos. O maior desafio enfrentado, segundo Ana Paula, foi a falta de processos estruturados na primeira loja.
“Esse era o principal ponto crítico. Com muitos treinamentos, cursos, networking com outros associados e análises SWOT internas e externas, fomos superando esses desafios e criando processos, melhorando cada dia mais”, afirma.
Força do associativismo
Fazer parte de uma rede associativista como a Farmarcas foi um diferencial importante para o crescimento da unidade regional da Ultra Popular. “Ao integrar uma rede, o negócio ganha mais visibilidade e credibilidade no mercado, fortalecendo a marca”, diz Ana Paula.
Além disso, a participação possibilita a troca de experiências, compartilhamento de informações sobre o mercado e identificação de novas oportunidades de negócios e parcerias, impulsionando o desenvolvimento. “A Farmarcas nos proporciona treinamentos e cursos tanto para empresários quanto para funcionários, o que eleva a qualidade dos produtos e serviços e melhora a eficiência da gestão”, completa.
Serviços e visão sobre a farmácia clínica
A Ultra Popular de Rubiataba oferece diversos serviços, entre eles orientação farmacêutica, dispensação de medicamentos, aplicação de injetáveis e serviços de utilidade para Rubiataba e cidades vizinhas.
Sobre o futuro da farmácia clínica, Ana Paula acredita que o setor será cada vez mais centrado na personalização, tecnologia, telessaúde e aproximação com a comunidade. “As farmácias se tornarão verdadeiros hubs de saúde, com farmacêuticos atuando de forma mais proativa e consultiva no cuidado do paciente, realizando testes, vacinações, monitoramento e oferecendo orientação sobre suplementos e tratamentos”, projeta.
Tendências para o varejo farmacêutico
Na visão da gestora, o futuro do varejo farmacêutico será guiado por tendências como a expansão da omnicanalidade, com a integração entre lojas físicas e digitais, e pelo uso crescente de inteligência artificial e automação para otimizar operações e personalizar a experiência do cliente.
Além disso, Ana Paula destaca que as farmácias devem se consolidar como centros de saúde e bem-estar, ampliando a oferta de serviços e fortalecendo o relacionamento com a comunidade.
Fotos: Ultra Popular
Leia também:
Farmarcas projeta abrir 150 novas lojas até o fim de 2025
