A inauguração uma nova loja da rede Ultra Popular em Ilhéus, na segunda-feira (5), marcou um importante passo para a proteção do patrimônio histórico cultural da cidade. A loja foi toda instalada no prédio da antiga Casa Brasil, localizada na Rua Marquês de Paranaguá. Além do valor cultural, a farmácia gera 15 novos empregos e fortalece o desenvolvimento econômico do município.
“A escolha do local se deve ao fato de ser um ponto estratégico no centro da cidade, no calçadão. Depois ficamos cientes de que o edifício era inventariado e está dentro da poligonal da lei de proteção do patrimônio histórico e cultural da cidade. Assim sendo, precisávamos nos mobilizar para ajustar o projeto à legislação local. Com a aprovação, entramos em contato com a Farmarcas – administradora da rede – para ver como poderíamos adaptar o projeto da fachada da loja com as leis da cidade referente a isso”, conta a arquiteta responsável pela restauração Rafaela Velanes.
O resultado da recuperação da antiga Casa Brasil é o modelo da parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a iniciativa privada que norteará todo o trabalho de tombamento histórico na cidade. O projeto da nova loja da Ultra Popular foi preparado de modo que contemplasse as necessidades de todos, da prefeitura, da Secretaria de Cultura, da Farmarcas e dos donos da loja.
“Atingimos nosso objetivo, que era espaço ficar bonito e valorizado, considerando o edifício como um elemento único. Para isso, elaborei um projeto que contemplasse algumas necessidades da marca Ultra Popular e, ao mesmo tempo, seguissem as regras necessárias junto à prefeitura da cidade. Pintamos a fachada com a cor indicada da marca e restauramos a fachada do imóvel, recuperando o modelo original. O que valorizou o prédio e, consequentemente, a loja e o centro da cidade”, finaliza Velanes.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação/Rede Ultra Popular