Um desafio global: o impacto do diabetes

Apesar do diabetes ser uma das doenças crônicas que mais cresce no mundo, mudanças no estilo de vida podem ser a chave para sua prevenção

O diabetes é um desafio global de saúde que impacta praticamente todos os países atualmente.

Em 2019, havia cerca de 463 milhões de pessoas vivendo com diabetes no mundo.

Estima-se, no entanto, que esse número possa aumentar mais de 51%, para 700 milhões de pessoas até 2045.

O Brasil é o quinto País com maior incidência no mundo, com cerca de 16,8 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença e a previsão é, contudo, que passe para 26 milhões em 25 anos.

Dessa forma, o impacto do diabetes também se estende para a economia.

Dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que 10% das despesas globais com saúde são gastos com a doença, o equivalente a 760 bilhões de dólares.

Alta incidência, bem como falta de prevenção e controle fazem com que os gastos necessários para o tratamento das pessoas aumentem a cada dia.

Todavia, em função das complicações, elas podem desenvolver outras doenças, impondo uma grande carga econômica aos sistemas de saúde e aos próprios indivíduos.

Além disso, muitas pessoas não sabem que têm diabetes tipo 2 ou vivem com pré-diabetes.

Portanto, prestar atenção aos fatores de risco, fazer exames, conversar com o médico e apostar, assim, em mudanças no estilo de vida são fundamentais para ajudar na prevenção da doença ou no seu controle.

As pessoas mais propensas a desenvolver a diabetes tipo 2 são, todavia, aquelas sedentárias, com sobrepeso ou obesidade, acima de 45 anos e com histórico familiar.

Impacto da diabetes: dicas para reduzir risco de progredir o pré-diabetes e controlar a doença

  1. Faça exercícios regulares, de preferência de três a cinco dias por semana, durante pelo menos 30 a 45 minutos. Eles ajudam a perder peso e diminuir a glicose no organismo.
  2. Incorpore mais movimento ao seu dia a dia. Por exemplo, suba escadas em vez de usar o elevador.
  3. Opte por uma dieta balanceada contendo vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais importantes.
  4. Coma porções menores, escolha alimentos com menos açúcar, gordura e beba água em vez de bebidas açucaradas para reduzir a ingestão de calorias.
  5. Use produtos específicos para diabetes para ajudar a reduzir calorias e minimizar picos de açúcar no sangue, como Glucerna, rico em MUFA (ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega-3), que tem demonstrado ser benéfico na melhoria dos níveis de lipídios, controle glicêmico e insulina.

O poder dos programas de prevenção do diabetes

Em todo o mundo, existem vários programas governamentais destinados a impedir ou retardar o desenvolvimento da doença.

Estados Unidos, Finlândia, México e Índia estão entre os países que implementaram programas específicos de prevenção à doença.

No Brasil, o site oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes traz artigos e informações para toda a população.

Embora a doença esteja desafiando países em todo o mundo, mudanças no estilo de vida, no entanto, podem diminuir ou até mesmo impedir o aparecimento de novos casos de diabetes.

Isso porque a combinação de uma dieta saudável e atividade física pode ser a solução para superar esse desafio global.

Diabetes: cenário da doença no País 

Aterosclerose compromete o coração de pessoas com diabetes tipo 2 

Diabetes na gestação: o que a mulher precisa saber antes de engravidar 

Fonte: Abbott

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário