Unifabra se fortalece no varejo farmacêutico

Em pouco mais de quatro anos de existência, a associação já conta com 16 redes e 14 marcas próprias, atuando em 22 linhas de produtos

A União de Farmácias Brasileiras (Unifabra) foi planejada no fim de 2015, com início das operações em março de 2016, inicialmente pela empresa especializada em gestão comercial do varejo e da distribuição farmacêutica, Service Farma, que convidou cinco redes fundadoras para iniciar o projeto da entidade.

Após pouco mais de quatro anos da sua fundação, a Unifabra já conta com 16 redes e segue crescendo. “Atingimos nosso primeiro bilhão de faturamento, consolidamos nossos projetos de marcas próprias com mais de 5% sobre a participação na venda geral das redes da Unifabra (entre os 10 produtos mais vendidos da Unifabra, seis são de marca própria) e estamos ultrapassando a marca de 400 lojas”, celebrou o diretor da entidade, André Vanni.

Segundo o executivo, os planos para a Unifabra são tão promissores quanto o crescimento da associação. “Além de mantermos a consolidação com a inclusão de novas redes dentro do perfil que esperamos, também pretendemos evoluir consistentemente com os nossos projetos de marcas próprias porque ainda temos categorias importantes a serem desenvolvidas, bem como o desenvolvimento de novas iniciativas voltadas à tecnologia”, contou Vanni.

Perfil das redes e vantagens

A Unifabra busca redes comprometidas, que se envolvam com o negócio. Procuramos redes de farmácia médias, que não atuem em regiões onde já temos sócios, pois um dos princípios que diferencia a Unifabra é que a rede associada tenha exclusividade na região em que atua”, explicou o diretor da Unifabra.

Para quem participa da Unifabra, os benefícios são inúmeros. A troca de informações, as experiências de gestão e o DNA da Unifabra, voltados para a informação, fazem toda a diferença e levam ao associado um conjunto de informações, técnicas, tecnologias e ações de marketing que diferenciam o negócio”, explicou Vanni.

Além disso, a entidade segue buscando formas de impulsionar os resultados das redes associadas. “A associação está totalmente alinhada com as tendências de consumo, marketing, tecnologia, ações voltadas ao omnichannel, CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), comércio eletrônico, bem como às boas práticas de vendas”, contou o executivo.

A Unifabra possui hoje 14 marcas próprias em seu portfólio, atuando em 22 linhas de produtos, com mais de 300 SKUs. As marcas próprias já beiram uma participação de quase 10% na margem dos associados.  Para o ano de 2020, planeja vender aproximadamente R$ 75 milhões em marcas próprias.

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Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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