A Unilever lança uma nova categoria de produtos para cuidados pessoais no Brasil: All Body Deo, desodorante para o corpo com as marcas Rexona, Dove e Dove + Men, que neutralizam odores nos pés, virilha, costas e peitos, prometendo manter perfumação, sensação de frescor e limpeza por mais horas.
A empresa anunciou a novidade, com 17 produtos, para imprensa no dia 11 de junho, na capital paulista – evento acompanhado pela reportagem do Guia da Farmácia.
A chegada da nova categoria será o principal investimento da companhia no mercado nacional em 2025. “O Brasil é muito importante como negócio, é o segundo maior país em desodorantes para a Unilever”, disse a diretora de marketing de Desodorantes da Unilever, Viviane Ramos (foto). Isso não é à toa, pois o brasileiro toma 13 banhos por semana, segundo levantamento da companhia.
Dados de uma pesquisa recente da Unilever, encomendada ao Datafolha – realizada de 12 e 14 maio de 2025, de forma presencial, com pessoas acima de 16 anos, de todas as classes econômicas e regiões do País – indicam outros hábitos de higiene da população:
- Cerca de 89% dos entrevistados afirmam usar desodorante ou antitranspirante nas axilas diariamente para se proteger e controlar o suor e odor;
- mais de 75% das pessoas se sentem bastante incomodadas quando percebem que estão com mau cheiro em qualquer parte do corpo;
- 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal;
- 88% afirmam que se sentem incomodados com o mau odor corporal alheio e 7 a cada 10 já se afastaram de alguém que estava perto por conta disso;
- Para além das axilas, o brasileiro se mostra atento aos odores de outras partes do corpo, sendo a virilha (38%) e os pés (37%) as áreas que mais se destacam;
- Estar com mau cheiro em alguma parte do corpo é motivo para que 28% se sintam desconfortáveis para ir a um compromisso profissional ou entrevista de emprego; 20% deixam de investir em uma relação; e 14% nem começam a se exercitar para evitar o desconforto causado pelo mau odor.
“A relação do brasileiro com a higiene e limpeza do corpo está associada às sensações de bem-estar, conforto e aceitação perante a sociedade, e envolve questões sociais, culturais e comportamentais. O estudo aprofundado de como a população brasileira reage a situações de mau odor no próprio corpo evidencia a relevância do lançamento da linha de All Body Deo no País. Quando escutamos o consumidor brasileiro, fica evidente o interesse por soluções que eliminem o mau odor em todo o corpo, mantendo-o cheiroso e prolongando a sensação de frescor”, destacou Viviane.
Assim, a companhia aposta nesta nova categoria, que nasceu nos Estados Unidos, em 2017, com marcas pequenas, e foi crescendo ao longo dos anos. Hoje, movimenta no mercado norte-americano cerca de US$ 340 milhões, com a expectativa de chegar a US$ 1 bilhão até 2030, segundo a executiva. “E no Brasil a gente tem uma expectativa altíssima com os números que estão por vir”, disse Viviane.
Desodorante para outras partes do corpo
A linha All Body Deo trata-se de uma categoria de desodorante corporal com agentes antibactericidas que eliminam microorganismos causadores do mau cheiro para outras áreas do corpo: peitos, costas, pés e virilhas.

Com tecnologia patenteada pela Unilever, os produtos não controlam o suor (a transpiração), mas bloqueiam o odor. Por isso, não substituem o desodorante para as axilas, e podem ser usados como um item adicional no cuidado diário. Disponíveis nas apresentações creme e aerossol, podem ser encontrados em diferentes fragrâncias.
Dermatologicamente e ginecologicamente testados, os produtos são livres de álcool e alumínio.

Presente no evento de lançamento, a ginecologista e médica do exercício e do esporte, Dra. Cidinha Ikegiri, explicou a diferença entre desodorante e antitranspirante:
“Antitranspirantes evitam a transpiração através dos sais de alumínio que vão tamponar a produção de suor. O All Body Deo é um desodorante, então a pessoa vai continuar suando, mas o produto vai atuar bloqueando a produção dos cheiros desagradáveis, causados pelas bactérias que se alimentam do suor”, disse. Ela lembrou que suar é saudável e que, muitas vezes, os cheiros desagradáveis são causados também pelo uso de roupas de tecidos sintéticos.
Ela esclareceu que para a virilha da mulher, a versão recomendada é o creme. “Esse produto pode ser usado na região íntima feminina, desde que seja o creme. O aerossol pode ser usado no corpo, exceto no rosto, mucosas e vagina. Na região íntima masculina aí pode usar o aerossol”, afirmou a Dra. Cidinha. Gestantes podem usar o novo desodorante, porém ele não deve ser utilizado nas mamas durante a amamentação.
Já a dermatologista Dra. Katleen da Cruz Conceição comentou que o All Body Deo pode ajudar em casos de bromidose corporal (cheiro excessivo de suor) e em mulheres menopausadas, que costumam reclamar de cheiro na virilha (não na vulva) por conta dos hormônios. “O odor tem a ver com bactérias e a tecnologia utilizada nos produtos bloqueia as bactérias”, afirmou a Dra. Katleen. Além disso, ela destacou o fato de a fórmula não conter álcool e alumínio, compostos que pode causar alergias e irritação na pele.
Para explicar características, benefícios e como usar, a partir do mês de julho, a Unilever coloca no ar a campanha voltada para o consumidor na TV, redes sociais, ações com influenciadores e médicos, além de distribuição de amostras grátis.
Farmácia é canal prioritário
Os lançamentos terão destaque no canal farma, segundo o diretor de trade marketing e performance de negócios para Cuidados Pessoais da Unilever, Bruno Martins.

“Nesse primeiro momento, esperamos 70% de distribuição no varejo nacional e 100% no mercado de farmácias, direcionados para lojas mais premium”, afirmou. Os preços sugeridos são R$ 26,90 para Rexona e R$ 29,90 para Dove e Dove Men+Care.
“A gente acredita que a farmácia tem um potencial importante na construção do mercado. O consumidor, muitas vezes, vai buscar novidade na farmácia. Então vemos as cadeias de farmácia e as farmácias independentes como parceiros para ajudar a construir esse novo segmento”, disse Martins.
Na exposição, a orientação para o planograma é posicionar a nova categoria na gôndola de desodorantes, que é ponto natural, entre desodorantes masculinos e femininos convencionais. “São 17 SKUs e o ideal é que eles estejam blocados no ponto natural”, explicou o executivo. Já como exposição adicional, podem ser colocados em pontos extras, pontas de gôndola e checkouts.
Para dar visibilidade no ponto de venda, a Unilever criou uma bandeja para ser colocada na prateleira e destacar os lançamentos, além de faixas de gôndola e displays de chão para dar um impacto visual e educacional para os consumidores quando entrarem na loja. A companhia também planeja ativações nas farmácias, com promotoras nas lojas e distribuição de amostras grátis para engajar o consumidor na nova categoria.
Fotos: Guia da Farmácia/Divulgação Unilever
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