Unilever reduz consumo global de água em 49% com gestão eficiente nas fábricas entre 2010 e 2020

No Brasil, economia chegou a 54% no mesmo período nos complexos fabris da companhia no País

A Unilever antecipou em dois anos a meta estabelecida em 2010 que ambicionava reduzir em 40%, até 2020, a extração de água de sua rede global de fábricas.

A meta foi batida em 2018 – dois anos antes do prazo – e, em 2020, a companhia alcançou uma diminuição de 49% no consumo de água por tonelada de produção nas fábricas da empresa em todo o mundo, superando, assim, o objetivo traçado em seu plano de sustentabilidade.

Nas fábricas do Brasil, o resultado foi ainda melhor e esse percentual de economia chegou a 54% na última década.

No entanto, o fato de atingir a meta antecipadamente não diminuiu a prioridade que a gestão responsável da água tem para a Unilever.

Recentemente, a companhia assumiu novos compromissos mundiais de enfrentamento à escassez de água e preservação de recursos hídricos.

As metas relativas à água, que tem como data limite o ano de 2030, visam transformar as fórmulas dos produtos para que sejam 100% biodegradáveis e ter 100% das fábricas da companhia com circularidade de água.

O que significa, portanto, reaproveitar a água das estações de tratamento de efluentes e não descartá-la em corpos hídricos.

Reduzir o consumo, reutilizar e preservar a água são prioridades em todas as unidades da Unilever.

E, por isso, há um trabalho cirúrgico para eliminar perdas ao longo de todo o processo de fabricação.

A companhia utiliza medidores inteligentes que possibilitam localizar, de maneira rápida e digital, oportunidades de melhoria e eventuais vazamentos.

Dessa forma, a gestão do recurso se torna ainda mais assertiva e acontece em tempo real.

Além disso, desde 2020, foi implantado o projeto “Water Squad”.

No qual líderes de sustentabilidade de todas as fábricas trabalham em conjunto para estudar a matriz hídrica dos complexos fabris para propor ajustes e aprimoramentos.

Escala para o bem

A Unilever também realiza investimento em pesquisa para desenvolver produtos inovadores.

E que ofereçam o mesmo desempenho para o consumidor de modo mais sustentável, o que inclui, entre outros aspectos, o menor consumo de água.

A marca Love Beauty and Planet, por exemplo, tem um condicionador com tecnologia de enxágue rápido.

O que faz com que os consumidores utilizem menos água durante o banho.

Já o Comfort Refresh é um spray com tecnologia inovadora, para as roupas, que proporciona a sensação de roupa limpa num só jato.

Evitando, assim, lavagens desnecessárias e, consequentemente, economizando água.

A saber, nos últimos anos, OMO diminuiu 39% do volume de água utilizada para a produção da nova fórmula do produto e a água que volta para a natureza retorna mais limpa do que a captada para a produção.

Unilever adquire empresa americana de vitaminas SmartyPants 

Fonte: Unilever

Foto: Shutterstock

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