PDV

Vantagens do pagamento por aproximação para a sua farmácia

O pagamento por aproximação é uma solução inovadora que permite ao consumidor realizar transações por meio da aproximação do cartão, celular, relógio, pulseira, entre outros

Os métodos de pagamento por aproximação vêm ganhando ainda mais espaço com a pandemia do novo coronavírus e podem ser um diferencial para a sua farmácia.

Confira a entrevista exclusiva com o vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Ricardo Vieira.

1. Vale a pena as farmácias aderirem a essa tecnologia?

Com certeza. O pagamento por aproximação é uma solução inovadora que permite ao consumidor realizar transações por meio da aproximação do seu dispositivo (cartão, celular, relógio, pulseira, entre outros) junto ao equipamento de captura do estabelecimento comercial, assim, substituindo o uso de dinheiro e proporcionando uma experiência de compra segura, mais ágil e conveniente. Vale lembrar que essa tecnologia já está disponível na grande maioria das máquinas de cartão que estão nas lojas atualmente.

2. De fato torna o pagamento mais rápido?

Sim, pois, além de não precisar inserir o seu cartão no equipamento, o consumidor também não precisa digitar sua senha em todas aquelas compras cujo valor esteja abaixo de R$ 100.

3. O que o consumidor precisa ter para pagar por aproximação?

Nesse tipo de transação, tanto o terminal quanto os cartões compatíveis estão equipados com a tecnologia Near Field Communication (NFC), que realiza a transmissão de dados entre os dispositivos sem que haja contato. Portanto, para realizar esse tipo de pagamento, o consumidor deve ter em mãos um cartão ou outro dispositivo, como celular, relógio, pulseira, entre outros, que possua essa tecnologia. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o emissor do seu cartão.

4. Quantos por cento dos brasileiros já possuem / usam essa funcionalidade?

De acordo com uma pesquisa da Abecs realizada em junho pelo Instituto Datafolha, subiu para 18% o número de usuários brasileiros que realizam pagamentos com a nova tecnologia – percentual três vezes maior do que o registrado em junho de 2019. Entre os que já utilizaram, 84% relatam uma experiência positiva, citando a praticidade, a agilidade, a segurança e, inclusive, a prevenção em relação ao contágio do novo coronavírus como principais benefícios.

5. Isso auxilia na redução de filas?

Sim. O pagamento por aproximação torna a transação mais ágil e contribui para melhorar o fluxo de atendimento de checkout nos estabelecimentos comerciais. Além do comércio em geral, a modalidade vem sendo implantada em outros segmentos, como o transporte público e também nas praças de pedágio.

 

Pagamento em cartão ou app? 

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

Deixe um comentário