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Varejo em Foco aborda como aumentar as vendas na farmácia

Palestras acontecerão durante a 16ª edição do Abradilan Conexão Farma, nos dias 17, 18 e 19 de março, em São Paulo (SP)

A 16ª edição do Abradilan Conexão Farma – maior evento do setor farmacêutico do País – contará com diversas palestras no auditório Varejo em Foco e no espaço do Guia da Farmácia. Um dos temas abordados será como aumentar as vendas da sua farmácia através da gestão e da estratégia com as pessoas, assunto ministrado pelo especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas, Pedro Dias, no dia 17 de março, as 15h30.

Confira a entrevista exclusiva sobre como aumentar as vendas na farmácia para o Portal Guia da Farmácia:

Guia da Farmácia – Quais são as duas principais tecnologias que veremos em breve nos pontos de venda?

Pedro Dias – Não teremos grandes novidades para algumas farmácias em relação a tecnologia no ponto de venda (PDV).

Porém, mesmo vivendo nessa era da transformação digital que vem acontecendo nas empresas do Brasil e do mundo, não podemos esquecer do atendimento humanizado, do contato “olho no olho”,  bem como da importância de entender as necessidades dos clientes.

Isso significa vender aquilo que eles precisam e colaborar nesse processo de prevenção, tratamento e cura de cada uma das pessoas que entram na farmácia.

Guia – Como a tecnologia pode atuar na fidelização dos consumidores na farmácia?

Dias – Na minha percepção, todas as farmácias deveriam implementar o Customer Relationship Management (CRM) para realizar o gerenciamento do perfil do cliente.

Atualmente, temos farmácias que possuem um CRM robusto e, com isso, entendem quem é o cliente que compra em suas lojas, o sexo, a idade, hábitos de consumo, enfermidades, etc. Esse conjunto de informações faz com que se consiga o “avatar” do cliente e, então, torna possível desenvolver estratégias e processos cada vez mais assertivos para impactá-los.

Guia – Em qual estratégia o ponto de venda deve focar este ano?

Dias –    Acredito que a personalização do atendimento e as micro experiências no PDV estarão em alta.

Isso significa que esse cliente deve ser tratado como único e exclusivo na loja durante toda a jornada de compra.

Desse modo, é recomendado que ele tenha recursos interativos, como telas para o cliente colocar seu peso e altura e identificar seu índice de massa corporal (IMC) ou telas para quando o cliente retirar o produto da prateleira começar a aparecer informações sobre seus benefícios; para que possa interagir ainda mais com a loja, com os produtos e os serviços oferecidos na farmácia. Como pilar central e sustentável para que essas duas estratégias aconteçam as equipes precisam receber treinamentos específicos para o desenvolvimento de competências, para, assim, serem mais produtivas e gerarem ainda mais valor para seus clientes.

Guia – Quais as dicas para que as farmácias alcancem melhores índices de vendas em 2020?

Dias – Recomendo treinamentos para a equipe baseado no desenvolvimento de competências, diminuir a ruptura de produtos, aumentar o mix de serviços na farmácia, bem como aumentar a rede de relacionamentos em sua área de atuação e colocar o cliente no centro de toda estratégia.

Para saber mais sobre este e outros temas, garanta a sua participação no Abradilan Conexão Farma 2020, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março em São Paulo (SP); e acompanhe a cobertura completa no Instagram do Guia da Farmácia.

16ª Abradilan Conexão Farma

Data: 17 a 19 de março de 2020

Horário: das 14h00 às 21h00

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Abradilan

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

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