Varejo em Foco aborda farmácias clínicas em lojas independentes

Tema será discutido durante a 16ª edição do Abradilan Conexão Farma, nos dias 17, 18 e 19 de março, em São Paulo (SP)

A 16ª edição do Abradilan Conexão Farma – maior evento do setor farmacêutico – contará com diversas palestras no auditório Varejo em Foco e no espaço do Guia da Farmácia.

Entre os temas abordados estão as oportunidades da farmácia clínica para dentro de lojas independentes, assunto ministrado pelo farmacêutico da Farma Ponte, Ricardo Silveira, no dia 19 de março, às 18h30.

Confira a entrevista exclusiva sobre o tema para o Portal Guia da Farmácia:

Guia da Farmácia – As farmácias clínicas estão em plena ascensão nas redes, mas como é o processo nas farmácias independentes? Há espaço para crescimento? Quais são os principais desafios a serem vencidos?

Ricardo Silveira – O fenômeno das farmácias clínicas está em processo de consolidação no mercado, em franca expansão, porém, nas farmácias independentes, ainda não decolou. Já existem diversas iniciativas, mas de forma isolada. A farmácia independente ainda não se despertou para o potencial de receita que o serviço pode trazer para estas lojas, bem como a diferenciação e a fidelização dos clientes.

A prestação de serviços farmacêuticos  nas farmácias tem muito a avançar, pois existe uma alta demanda por parte dos clientes  para usá-los. No Brasil, as pessoas têm uma imensa dificuldade de acesso à serviços básicos de saúde, bem como a orientação, verificação de parâmetros fisiológicos e atenção de um profissional de saúde. A farmácia pode suprir disso, pois tem espaço físico, profissional técnico com conhecimento e a frequência mensal de milhares de clientes.

Os principais desafios  estão em o empreendedor, passar a acreditar no potencial que o serviço tem, passar pelo preparo do profissional farmacêutico e a adequar a loja às normas e legislações para execução do projeto.

Guia – Quais requisitos mínimos as farmácias independentes precisam para desenvolver esse espaço?

Ricardo – Os primeiros passos são: entender quais são as normas aplicadas ao seu município para adequar a execução do serviço; preparar um espaço adequado para disponibilizá-lo;pesquisar quais serviços possuem  maior demanda na área; e qual o preparo necessário para o farmacêutico realizar o atendimento.

Guia – Quais serviços podem ser oferecidos nas farmácias clínicas?

Ricardo – Podem ser oferecidos vários serviços, como: prescrição farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico, atenção farmacêutica ao paciente hipertenso, atenção farmacêutica ao paciente diabético, aplicação de vacinas, aplicação de medicamentos injetáveis, programa de adesão ao tratamento de doenças crônicas e acompanhamento em programas de qualidade vida, etc.

Guia – Que tipo de retorno pode ser esperado?

Ricardo – O retorno pode vir pela receita que o serviço pode gerar. Hoje, muitas empresas já cobram pelos serviços.

Além disso, os serviços da farmácia clínica podem auxiliar na fidelização  de clientes e no aumento da frequência de clientes na loja.

Para saber mais sobre farmácias clínicas e outros temas, garanta a sua participação no Abradilan Conexão Farma 2020, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de março em São Paulo (SP); e acompanhe a cobertura completa no Instagram do Guia da Farmácia.

16ª Abradilan Conexão Farma

Data: 17 a 19 de março de 2020

Horário: das 14h00 às 21h00

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Abradilan

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Sobre o colunista

Jornalista, redatora de textos SEO, especializada no setor farmacêutico.

Deixe um comentário