
O mercado de saúde no Brasil enfrenta desafios como o impacto da inflação, a pressão por margens e a necessidade de redução de custos – fatores que refletem diretamente no bolso do paciente. Apesar disso, o canal farma continua em expansão, segundo dados do Close-Up International, divulgados durante o evento Outlook 2025, realizado em São Paulo (SP) em outubro.
O Guia da Farmácia acompanhou a divulgação dos números, que mostram que o varejo farmacêutico movimentou R$ 233,4 bilhões, um crescimento de 12,1%, no MAT 08/25 em comparação com MAT 08/24.

Em volume, o canal farma comercializou 8,4 bilhões de unidades, alta de 4,4% no período. Os resultados positivos, com crescimento na casa de dois dígitos (em valor) são observados desde 2023.

Segundo Christian Becker, General Manager Brasil no Close-Up International, as grandes redes, que representam 47,9% do mercado em valor, e os associativistas (21,8% em valor) são protagonistas nesse crescimento.
“Nas grandes redes, temos de considerar o percentual relevante do digital, porque a maior parte do crescimento do digital, que é de 32,4%, está alocado nas grandes redes”, explicou durante o evento.
“O associativismo está cada vez mais forte, capitaneado não só pelo excelente trabalho que a Febrafar vem fazendo ao longo dos anos, mas também pelo surgimento de novos associativistas, que tem aplicado esse modelo de gestão, com governança por escala e negociação de preço, trazendo oportunidades e atraindo as farmácias independentes e as pequenas e médias redes, que normalmente sofrem pressão de custo, aumento da inflação e capital de giro”, analisou Becker. Assim, a migração de varejistas para as associações visa buscar uma maior profissionalização e gestão para estimular o crescimento das farmácias.
Foto: Shutterstock
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