fbpx

Varejo farmacêutico foi destaque no AEx 2019

A quinta edição do maior evento de trade marketing da América Latina, o AEx, destacou a importância da relação colaborativa entre indústria e varejo para o desenvolvimento de categorias no canal farma

A quinta edição do maior evento de trade marketing da América Latina, o AEx, realizado pela primeira vez na capital paulista foi palco para uma apresentação inédita sobre o varejo farmacêutico, em parceria firmada com o Guia da Farmácia.

No comando esteve o especialista em varejo e trade marketing, Rogerio Lima, do Programa Retail Farma Brasil, do Núcleo de Varejo da ESPM.

O executivo apresentou o projeto Guia Farma de Categorias, com endosso acadêmico e técnico da ESPM, com a inteligência de mercado da IQVIA. O material tem o conhecimento prático do varejo e informações da indústria. Eles se juntam em uma relação colaborativa para debater o comportamentos das categorias, mesmo que concorrentes. “Quem poderia pensar um dia que Nestlé e Danone sentariam juntas em uma mesma sala, estabelecendo uma relação colaborativa em prol do desenvolvimento de uma categoria no varejo farmacêutico? Dessa forma, fica claro, cada vez mais que a relação colaborativa é importante para o desenvolvimento do varejo farmacêutico como um todo.”

Ele lembra que para atingir um bom resultado com o desenvolvimento das categorias é preciso pensar na penetração. “Trazer mais gente para comprar com mais frequência, gastando mais”.

De acordo com Lima, a indústria luta para ganhar market share e o varejo luta para “fazer crescer o bolo”. Quando estão juntos, os interesses e necessidades de cada parte são melhor compreendidos. “Ao unir forças é possível potencializar o sell-out e melhorar a execução para diminuir a ruptura”.

A edição de 2019 do AEx teve uma estrutura com mais de oito mil metros quadrados de área do evento para muitas trocas e aprendizados sobre trade marketing, com um grupo de 30 expositores. Assim, com 84% do público representando decisores.

Foto: Guia da Farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário