Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Varejo online tem índices mais elevados de satisfação dos clientes
    Notícias

    Varejo online tem índices mais elevados de satisfação dos clientes

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia30 de outubro de 2024Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Varejo-online-tem-índices-mais-elevados-de-satisfação-dos-clientes
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A satisfação do consumidor com a experiência de compra é um fator essencial para construir fidelidade, recomendações e vendas. Empresas que investem na melhoria da experiência dos consumidores, com um atendimento de qualidade, velocidade, praticidade e uma logística precisa, tendem a ter melhores resultados na percepção dos consumidores.

    De acordo com o estudo “Satisfação do Consumidor no Varejo – jornada e indicadores”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Pinion e apoio da Cielo, a experiência oferecida pelos formatos de varejo digital tem se colocado acima dos formatos físicos.

    Para 91% dos entrevistados, as compras em aplicativos de loja e em marketplaces são consideradas positivas. A seguir vêm os aplicativos dos marketplaces (90%), seguidos pelos e-Commerces de loja e pelas lojas físicas do atacarejo (ambos com 89%).

    “Os dados destacam a aceitação das plataformas digitais pelos consumidores como canais eficazes para as compras”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

    Os números mostram que os consumidores valorizam o preço e as promoções trazidas pelos canais digitais, mas 23% demonstram insatisfação com o tempo de entrega e o custo do frete. Metade dos consumidores entrevistados afirmam que compram online por encontrarem preços mais baixos. Outro aspecto relevante é a praticidade da experiência, item citado por 46% dos consumidores.

    Drogarias são destaque no varejo físico

    Já no varejo físico, o atacarejo é o formato / segmento de loja que mais deixa os consumidores satisfeitos: 89%. Drogarias (87%), lojas de calçados / roupas (86%) e pet shops (86%) vêm logo a seguir. O principal fator de satisfação com a experiência no atacarejo é o preço baixo / promoção, citado por 56%. Por outro lado, a experiência com vendedores / atendentes deixa a desejar para 21%.

    “O consumidor valoriza o contato humano, tanto que 40% dos entrevistados afirmam gostar de ver e tocar os produtos. Mas os clientes também esperam ser bem recebidos na loja física e ter qualquer dúvida rapidamente solucionada. Falhar nesse momento gera uma grande insatisfação, que pode abalar a fidelidade e gerar migração para outros formatos, físicos ou digitais”, pondera Eduardo Terra.

    Meios de pagamento

    O estudo também mostra que o mercado de meios de pagamento passa por um momento de inflexão. O cartão digital via celular é usado por apenas 34% dos entrevistados, mas seu índice de satisfação é o mais elevado: 94%. O meio mais usado é o pagamento via aproximação na “maquininha” (50%), com uma aprovação de 93%.

    Cartão de crédito e débito (67%) são usados com frequência nas lojas físicas. Para compras, o Pix com QR Code na “maquininha” já é usado por 18% e somente 9% fazem o pagamento instantâneo fora do terminal POS. “O varejo precisa estar atento para as preferências dos consumidores. Os meios de pagamento têm um papel essencial na experiência, eliminando atrito e proporcionando uma jornada mais fluida. A evolução constante das ferramentas e métodos de pagamento influencia de forma decisiva o comportamento dos consumidores”, analisa Estanis Bassols, CEO da Cielo.

    Fonte: Mercado&Consumo
    Foto: Shutterstock

    Leia também:

    E-commerce mundial deve crescer 63% até 2029

    drogaria farmácia varejo físico varejo online
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Tendências de bem-estar abrem oportunidades no setor farma

    14 de maio de 2025

    Vendas de vitaminas e suplementos crescem 37% no Brasil

    14 de maio de 2025

    Grupo Chiesi cresce dois dígitos em 2024

    14 de maio de 2025

    Febre em crianças: veja os erros que você não pode cometer

    14 de maio de 2025

    Drogaria São Paulo inicia venda de vacina contra Influenza do Instituto Butantan

    14 de maio de 2025

    Médicos e farmácias criam mercado paralelo de Mounjaro

    14 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Tendências de bem-estar abrem oportunidades no setor farma

    14 de maio de 2025

    Vendas de vitaminas e suplementos crescem 37% no Brasil

    14 de maio de 2025

    Grupo Chiesi cresce dois dígitos em 2024

    14 de maio de 2025

    Febre em crianças: veja os erros que você não pode cometer

    14 de maio de 2025

    Drogaria São Paulo inicia venda de vacina contra Influenza do Instituto Butantan

    14 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.