Varejo surpreende e tem melhor julho em seis anos

Com crescimento de 1,0% em julho sobre julho, o varejo surpreende e tem o melhor desempenho para o mês em seis anos

As vendas no varejo brasileiro cresceram 1,0% em julho sobre junho, com ajuste sazonal, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no melhor desempenho para o mês em seis anos. Assim, é a terceira alta consecutiva, período em que as vendas acumularam aumento de 1,6%. Os números do varejo em junho foram revisados para mostrarem alta de 0,1% para crescimento de 0,5%.

Com o resultado, o patamar de vendas no setor varejista volta a ficar próximo do de junho de 2015. Ainda assim, está 5,3% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2014. A média móvel do trimestre encerrada em julho (+0,5%) mostrou aceleração no ritmo das vendas ante o trimestre encerrado em junho (+0,1%).

Sobre julho do ano passado, as vendas no varejo subiram 4,3%. Assim, representando a maior taxa para essa comparação desde novembro de 2018 (+4,5%), na quarta alta seguida. Em 12 meses, as vendas subiram 1,6% até julho, ante crescimento de 1,2% no período até junho, numa indicação de ganho de ritmo no varejo. Sete das oito atividades pesquisadas cresceram em julho. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,3%) — setor de maior peso —, outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%) e móveis e eletrodomésticos (+1,6%) exerceram as maiores influências positivas.

Entretanto, o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,6%) teve queda em julho.

Foto: Shutterstock
Fonte: Uol

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário