Venda de genéricos impulsiona faturamento dos distribuidores

Com a crise econômica, a população optou por medicamentos com valores mais acessíveis

De janeiro a novembro de 2016, os associados da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) foram responsáveis pela comercialização de 859 milhões de unidades de medicamentos, segundo dados do IMS Health. No mesmo período de 2015, foram 797 milhões de unidades comercializadas. Isso representa um aumento de 7,7%.

Em relação ao faturamento, de janeiro a novembro de 2016, o valor foi de R$ 14.450 bilhões, sendo que no mesmo período de 2015, o montante chegou a R$12.900 bilhões. Isso representa um aumento de 12% no faturamento.
Segundo o assessor jurídico e relações institucionais da Abradilan, José Carlos Nogueira, com a crise econômica e com o orçamento mais enxuto, muitas famílias optaram por medicamentos com valores mais acessíveis e por isso, os genéricos tiveram destaque nas vendas impulsionando o setor, visto que os associados Abradilan são responsáveis pela distribuição de 30% dos medicamentos genéricos no Brasil.

Responsáveis pela distribuição de 21% das unidades vendidas dos medicamentos no Brasil, os associados da Abradilan visitam 96% dos municípios do país e atendem 71% das farmácias em todo território nacional. Presentes em 24 estados, os 143 associados da Abradilan, empregam 11 mil pessoas diretamente. Constituída em 1998, a associação conta com empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de Higiene Pessoal, Perfumariae Cosméticos (HPC) no mercado brasileiro. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado promovendo a melhoria continua e eficaz de seus serviços.

Fonte: Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan)
Foto: Shutterstock

 

Deixe um comentário