Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Vendas de cosméticos e perfumaria em farmácias crescem mais de 50% em 2020
    Mercado

    Vendas de cosméticos e perfumaria em farmácias crescem mais de 50% em 2020

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia15 de setembro de 2020Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    vendas-de-cosmeticos-e-perfumaria-em-farmacias-crescem-mais-de-50-em-2020
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Certamente você já deve ter ido à farmácia para comprar algum produto de perfumaria ou cosmético, não é? A opção pela farmácia e não outro estabelecimento comercial pode ser por vários motivos, como facilidade em encontrar o item, desconto imperdível do tipo “Leve 3, pague 2”, bom atendimento… Em geral, a opção dos consumidores em comprar itens de cosméticos e perfumarias, que pode ser entendido como tudo o que não é medicamento vendido nas farmácias, resultou em crescimento do setor nos estabelecimentos do Brasil. É o que aponta levantamento realizado pela startup do ramo farmacêutico, MyPharma, localizada em Toledo, região oeste do Paraná.

    “A classe de perfumarias e cosméticos possui característica sazonal, ou seja, varia de acordo com a época do ano. Com a pandemia, cresceu ainda mais a procura por produtos de necessidade básica, como sabonetes, devido a necessidade de redobrar os cuidados com a higiene pessoal”, afirma o diretor de marketing da MyPharma, Carlos Henrique Soccol.

    Neste ano, foi registrado crescimento de 51% nas vendas de cosméticos e perfumaria nas farmácias, em relação ao ano passado, sobretudo nas vendas online, intensificadas com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) em todo o país. Além da procura natural por parte dos consumidores, os lojistas apostam também em estratégias diferentes para chamar a atenção das pessoas. Expor os produtos de maneira visível em cestos ou oferecer um mix de produtos da linha cosméticos e perfumaria interessantes, podem ser boas táticas para fisgar o consumidor.

    Vendas de cosméticos em farmácias

    “Podemos dizer que o mix de produtos é a porta de entrada das vendas, pois com um bom catálogo de produtos você atrai as necessidades dos clientes e seus desejos de consumos. Além disso, é importante investir em canais de atendimento e vendas como loja virtual, WhatsApp e redes sociais; assim, dando diferentes opções para os clientes”, sugere o diretor de marketing da startup.

    Quem está fazendo a lição de casa é o Fernando Pessoa. Ele é proprietário da Farma Gama, que fica na cidade satélite de Gama, em Brasília. Na sua farmácia, ele procura manter os itens de cosméticos e perfumaria visíveis tanto em vitrines quanto em cestos, mais próximos da porta de entrada.

    “Além da maior exposição desses itens, eu também instalei um sistema de iluminação diferenciado do restante da loja para chamar a atenção dos clientes. Procuro empregar novas técnicas de apresentação dessas mercadorias, atendendo a cada seção e indicação da farmácia”, comenta Fernando.

    Antenado com a necessidade atual do mercado, o empresário também investe em marketing digital para atingir os consumidores nos meios online, que ficaram mais evidenciados com a pandemia do novo coronavírus.

    “Tenho apostado em conteúdo de divulgação pelas redes sociais da farmácia e em influenciadores digitais dos produtos que estão em alta no mercado. Esta é a hora de investir em marketing digital, manter investimento no delivery, que permanecerá alto mesmo depois da pandemia. Além de continuar prestando um bom atendimento aos clientes”, complementa Fernando.

    Como adequar os espaços

    Para Soccol, Fernando está no caminho certo e outros proprietários de farmácia também podem lançar mão de mais estratégias.

    “O primeiro passo é montar a vitrine da loja, conforme as demandas da época do ano. O comerciante deve dispor itens de maior chance de interesse e procura no momento, assim, praticando descontos inteligentes para essas mercadorias. Já nos canais online do estabelecimento, é importante trabalhar em sintonia; com destaque dos mesmos produtos, seja em postagens em redes sociais, bem como na home page do site ou outros ambientes virtuais”, sugere Carlos.

    Como escolher cosméticos para crianças

    Foto: Shutterstock
    Fonte: MyPharma

    cosméticos cosméticos farmácias vendas cosméticos farmácias
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias

    12 de junho de 2025

    IPDV anuncia Marcos Nour no Board Estratégico

    3 de junho de 2025

    Clássicos da Rugól ganham versão colônia

    27 de maio de 2025

    Skala Cosméticos investe R$ 150 milhões em nova fábrica

    16 de abril de 2025

    Mercado de produtos infantis supera R$ 30 bilhões

    4 de abril de 2025

    Envelhecimento impulsiona mercado de autocuidado masculino no Brasil

    28 de março de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Grupo DPSP abre mais de mil vagas em 10 estados

    16 de junho de 2025

    Farmácia Indiana abre inscrições para programa de estágio 5G

    16 de junho de 2025

    Airela anuncia novo CEO

    16 de junho de 2025

    Pague Menos é uma das 100 marcas mais fortes e valiosas do Brasil

    16 de junho de 2025

    Roche e RD Saúde criam marca própria de medidor de glicemia

    16 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.