fbpx

Vendas de medicamentos crescem na Abradilan

Destaque dos resultados ficou por conta dos genéricos

No terceiro trimestre de 2018 (julho a setembro), os associados da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), entidade que reúne 143 empresas distribuidoras de medicamentos e produtos de higiene pessoal e cosméticos, totalizaram R$ 1.460 bilhão em vendas de medicamentos e não medicamentos (HPC), aumento de 8% em comparação com o mesmo período de 2017, quando venderam R$ 1.353 bilhão. Foram comercializadas pela Abradilan 271 milhões de unidades de medicamentos e não medicamentos no trimestre, um aumento de 4,1% em relação ao ano passado, quando foram distribuídas 260,5 milhões de unidades.  Os dados são da IQVIA a pedido da Abradilan.

No acumulado dos últimos 12 meses, que compreende de outubro de 2017 a setembro de 2018, as vendas de medicamentos e não medicamentos na Abradilan chegaram a 1.022 bilhão de unidades, alta de 5,2% com o mesmo período do ano passado, que teve a marca de 971,8 milhões de unidades. Já em valores, as vendas atingiram a marca de R$ 5.496 bilhões, crescimento de 10,2% em relação a 2017, quando somaram R$ 4.985 bilhões.

Segundo o presidente da Abradilan, Juliano Vinhal, esses resultados mostram o crescimento do setor e a importância dos distribuidores, presentes em 95% dos municípios brasileiros. Só no mês de setembro, revela o estudo da IQVIA, as vendas totalizaram R$ 452,9 milhões, que representam um aumento de 1,3% (R$ 447 milhões) em relação ao mesmo mês do ano passado. Em unidades houve uma pequena redução, de 83,6 milhões para 81,1 milhões.

Medicamentos genéricos em destaque

Na distribuição de segmentos dos produtos na Abradilan em setembro, o destaque fica por conta dos medicamentos genéricos, que chegam a representar 42,7% das vendas de medicamentos dos associados. Em unidades, o percentual é um pouco maior, de 44,3%. A entidade é responsável pela distribuição em 84% das cerca de 77 mil farmácias no Brasil.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário