Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»HPC»Vendas do setor de HPC permanecem estáveis no 1º trimestre de 2021
    HPC

    Vendas do setor de HPC permanecem estáveis no 1º trimestre de 2021

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia13 de maio de 2021Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    vendas-hpc
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) manteve performance estável nas vendas no consolidado de janeiro a março de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020.

    De acordo com o Painel Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor apresentou retração de 1% em vendas ex-factory.

    Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, produtos de Higiene Pessoal seguem com alta de 6%.

    Reflexo, portanto, do consumo de itens como o álcool em gel e sabonetes nas versões em barra e líquida.

    Itens, portanto, essenciais para o combate à pandemia.

    Destaque das vendas de HPC

    O destaque fica para a perfumaria, que mantém o crescimento de dois dígitos, com alta de aproximadamente 11%.

    Deixando, então, clara a cultura do brasileiro de perfumar-se para bem-estar próprio, independentemente de sua rotina estar atrelada ou não à interação social.

    Os segmentos que apresentaram desempenho negativo foram os de cosméticos (14,8%) e Tissue (-17,9%). 

     A retração para os cosméticos deve-se à redução do consumo de categorias como maquiagem e coloração capilar.

    Matéria-prima

    No caso de Tissue, contudo, a queda está mais relacionada ao aumento de preços repassados pelos fabricantes ao varejo desde o início do ano.

    Isto se deu em consequência da alta do câmbio e seu reflexo também no custo da matéria-prima.

    “Esses números mostram que, mesmo com a pandemia, o consumidor não deixou de comprar os produtos do setor. E que a indústria tem trabalhado com agilidade para oferecer itens mais acessíveis, com alta tecnologia e inovação, para atender as demandas dos brasileiros”, diz o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio.

    Relevância nacional

    Todavia, o setor de HPPC fechou 2020 com crescimento em vendas ex-factory de 5,8% período em que, mesmo diante de tanta complexidade, o setor aumentou em 2,1% a geração de empregos na indústria.

     Apesar do resultado positivo no período, outros elos da cadeia de valor do setor enfrentaram dificuldades.

    Como por exemplo, franquias, vendas diretas e, principalmente, os salões de beleza e barbearias.

    As normas de isolamento social resultaram, todavia, em redução de 1,6 milhão de oportunidades de trabalho no setor como um todo.

    Empreendedorismo

    O empreendedorismo é mais um dos destaques do setor. Em 2020 houve um aumento de 7% no número de empresas de HPPC, totalizando 3.148 de companhias distribuídas por todo país.

    Para o presidente-executivo da Abihpec, apesar dos números positivos e do grande aprendizado obtido ao longo de 2020, o contexto econômico do país exige muita cautela.

    “Atualmente as nossas preocupações estão voltadas para dois aspectos: o controle da pandemia, para viabilizar o restabelecimento completo das atividades de canais de vendas e também prestação de serviços presenciais, e a contenção da inflação, que está subindo de forma acelerada, o que consideramos um sinal extremamente alarmante”, reforça Basilio.

    Dessa maneira, historicamente o setor vem consolidando sua importância para a economia brasileira, apesar dos muitos desafios.

    “Nos últimos dez anos, foi registrado um crescimento de 1,7%, número positivo se comparado à queda de 0,3% do PIB e de 2,1% da indústria em geral nesse mesmo período”, explica Basilio.

    Consumo de cosméticos cresceu durante a pandemia 

    Fonte: Abihpec

    Foto: Shutterstock

    Abihpec bem-estar contenção da inflação crescimento em vendas ex-factory hpc hppc retração da categoria de maquiagem retração de coloração capilar vendas durante a pandemia vendas hpc
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    ESPM lança pós-graduação em Gestão de Negócios e Inovação em Beleza, em parceria com ABIHPEC

    21 de maio de 2025

    Tendências de bem-estar abrem oportunidades no setor farma

    14 de maio de 2025

    O que move o mercado bilionário de higiene e beleza?

    11 de abril de 2025

    Prohall expande linha Equalize com ampolas de tratamento

    17 de janeiro de 2025

    Mary Kay lança produto multifuncional 2 em 1 para olhos e bochechas

    10 de janeiro de 2025

    Mary Kay lança protetor solar mineral com óxido de zinco

    9 de janeiro de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.