Volume transacionado pelo Pix na primeira semana atinge R$ 9,3 bilhões

O sistema de pagamento eletrônico, Pix, na primeira semana atingiu 12,2 milhões de transações entre o dia 16 de novembro, início do funcionamento integral do sistema, até o último dia 22

Durante a primeira semana de operação do PIX, sistema de pagamentos instantâneos, o volume financeiro transacionado somou R$ 9,3 bilhões e o total de transações chegou a 12,2 milhões.

Os dados são do Banco Central e consideram o período entre o dia 16 de novembro, início do funcionamento integral do sistema, até o dia 22.

No intervalo, o PIX totalizou 83,490 milhões de chaves cadastradas, enquanto a quantidade de usuários foi de 36,635 milhões, sendo 34,474 milhões de pessoas físicas e 2,161 milhões de pessoas jurídicas.

O sistema oferece transações em até dez segundos, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como cadastrar a ‘Chave PIX’?

Para usar o PIX, basta ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital de uma instituição financeira com cadastro no Pix.

A opção estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente, assim como já estão outras funcionalidades, como DOC e TED.

Com o cadastro de uma “Chave PIX”, as transferências podem ser realizadas de maneira mais ágil.

Isso porque vincula as informações básicas do usuário aos dados completos que identificam a conta do cliente.

Com o cadastro, então, basta informar a “Chave PIX” para um contato para receber uma transferência.

Ao digitar a chave, os dados da conta do destinatário aparecem automaticamente na hora de realizar a transação, assim, bastando conferir a identificação e digitar os valores antes de confirmar a operação.

4 tipos de Chave Pix que podem ser usadas e cadastradas 

  1. Número de CPF/CNPJ;
  2. Endereço de e-mail;
  3. Número do telefone celular
  4. EVP.

Não é possível, porém, vincular uma mesma chave para mais de uma de uma instituição financeira.

Ou seja, se no banco A, o cliente cadastrar um email, no banco B terá que cadastrar um outro e-mail ou então o número de celular ou CPF.

Uso de QR Code

As transações pelo Pix podem ser feitas também por meio de QR Code.

Isso permite que o cliente tanto efetue um pagamento no comércio ou então que gere um código próprio para receber uma transferência, podendo inclusive já definir o valor da transação.

No lugar de informar os dados de uma conta para depósito; basta, por exemplo, enviar um QR Code por email ou aplicativo de troca de mensagens.

 

 

4 dúvidas e respostas para usar o PIX na sua farmácia 

 

Fonte: GiroNews e G1

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário