PDV

Vyttra Diagnósticos lança teste rápido para farmácias para identificar simultaneamente Covid-19 e Influenza

Testes que diferenciam essas doenças têm se mostrado importantes para a indicação de isolamento e diminuição do uso indiscriminado de antibióticos

Com a chegada dos dias mais frios, a preocupação com a saúde do brasileiro vai além do contágio pela Covid-19. Na temporada outono/inverno, a contaminação pelo vírus influenza, causador da gripe, também merece atenção.

A vacinação é uma medida preventiva fundamental para os dois casos.

“Até o momento, 48.207.327 doses da vacina contra a Covid-191 foram aplicadas e 9,9% da população-alvo está imunizada contra influenza2. Frente a esses números, a testagem continuará sendo muito importante neste período. Ela colabora para que casos do novo coronavírus sejam detectados e isolados mais rapidamente, evitando a propagação do contágio e diminuindo os altos índices de internação”, afirma o diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos, Daniel Rocha.

De acordo com  dados da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), devido à Covid-19, em um ano, o mercado de testes rápidos aumentou mais de 10 vezes e continua em franca expansão.

A testagem também permite tratamentos mais assertivos.

Além de também contribuir para diminuição do consumo desnecessário de antibióticos.

Que, se utilizados em excesso ou de forma indevida, podem, então, gerar bactérias super-resistentes e prejudicar tratamentos futuros.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na pandemia de Covid-19, antibióticos foram administrados para doença leve sem pneumonia ou doença moderada com pneumonia. Além disso, um estudo recente realizado em UTIs de 88 países mostrou que embora apenas 54% dos pacientes tivessem suspeita ou comprovada infecção bacteriana, 70% deles haviam recebido pelo menos um antibiótico seja para fins de profilaxia ou de tratamento3. Por isso, a testagem é extremamente necessária. Afinal, os protocolos para Covid-19 e Influenza são completamente diferentes”, destaca o Dr. Edimilson Migowski, infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Janeiro.

Mais acesso e diagnósticos mais assertivos  

Pensando em democratizar o acesso da população a diagnósticos mais precisos, rápidos e com alta assertividade, a Vyttra Diagnósticos acaba de lançar um novo teste, o Smart Test COV Ag Combo, que realiza a detecção simultânea e diferenciação de SARS COV2 e Influenza A e B.

“Este é um avanço no campo de testes rápidos, já que em apenas 15 minutos é possível oferecer ao paciente um resultado com sensibilidade de 97,06%, 90,48% e 88,57%, respectivamente, para Covid-19, Influenza A e Influenza B”, completa Daniel.

Como é feito o teste que identifica Covid-19 e Influenza simultaneamente

A coleta da amostra é similar aos demais testes de Covid-19: via nasal, nasofaringe ou orofaringe.

A testagem pode, então, ocorrer em centros de diagnósticos ou farmácias de todo o Brasil.

A partir deste mês, a solução estará disponível nas mais de 300 lojas da rede Drogaria São Paulo e, em breve, em outras farmácias.

O teste Smart Test COV Ag Combo, da Vyttra Diagnóstico, é o único que utiliza um mesmo cassete, com cavidades distintas, para a testagem de Covid-19 e influenza, otimizando, assim, o processo e apresentado um resultado mais assertivo.

“Em 2020, o segmento de point of care, ou seja, de testes capazes de fornecer resultados rápidos e confiáveis fora do ambiente laboratorial, teve um crescimento exponencial no Brasil, e será central nos investimentos e no crescimento da Vyttra no país. Acompanhamos as tendências do mercado e permanecemos firmes no propósito de desenvolver inovações que façam a diferença na vida das pessoas e contribuam para a soluções de problemas de saúde pública”, finaliza o executivo.

1 MINISTÉRIO DA SAÚDE, Rede Nacional de Dados de Saúde –RNDS.  COVID-19 Vacinação Doses Aplicadas. Disponível em: https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html Acesso em: 12/05/2021.

2  MINISTÉRIO DA SAÚDE, Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza – 2021. Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI.

3WORLD HEALTH ORGANIZATION. Bull World Health Organ 2020;98:442–442A, Editorials. Disponível em: https://www.who.int/bulletin/volumes/98/7/20-268573/en/. Acesso em: 04/05/2021

Começou a vacinação contra a gripe: como proceder no contexto da Covid-19? 

Fonte e foto: Vyttra Diagnósticos 

Deixe um comentário