Apesar da Walgreens Boots Alliance (WBA) ter aumentado suas vendas líquidas no terceiro trimestre fiscal de 2019 – a empresa viu seu lucro líquido cair. A companhia registrou vendas de US$ 34,6 bilhões – um aumento de 0,7%, que a empresa atribuiu ao crescimento em suas divisões farmacêuticas de varejo e farmacêuticas americanas – além de US$ 1 bilhão em lucro líquido – uma queda de 23,6% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.
O lucro operacional da empresa também diminuiu em 24,7%, para US$ 1,2 bilhão, que a WBA atribuiu, principalmente, aos custos do Programa de Gerenciamento de Custos Transformacionais e aos menores ganhos de capital da AmerisourceBergen. No entanto, com o plano de gerenciamento de custos, os líderes da empresa, sediada em Deerfield, Illinois, estão otimistas em relação ao restante do ano fiscal de 2019.
“Depois de um difícil segundo trimestre, avançamos no terceiro trimestre contra as metas estratégicas que estabelecemos e temos a satisfação de informar uma melhora em nosso crescimento comparável nos EUA em comparação com o primeiro semestre do ano”, disse o vice-presidente executivo e CEO da Walgreens Boots Alliance, Stefano Pessina. “Continuaremos nossa resposta agressiva às tendências que estão mudando rapidamente, e já observamos um crescimento melhorado das vendas no varejo e prescrições nos EUA. Também estamos fazendo um bom progresso na implementação do nosso Programa de Gerenciamento de Custos Transformacionais. Isso nos dá confiança para reiterar a orientação fiscal de 2019 que fornecemos anteriormente”.
Resultados da Walgreens Boots Alliance no varejo farma
As operações de varejo de farmácia da Walgreens Boots Alliance nos EUA aumentaram as vendas em 2,3% para US$ 26,5 bilhões. O crescimento orgânico, excluindo o impacto da otimização da loja relacionada à aquisição das lojas da Rite Aid, foi de 2,9%. As vendas de farmácias representaram 73,9% das vendas do segmento no terceiro trimestre e aumentaram 4,3% em relação ao período do ano anterior.
As vendas farmacêuticas comparáveis aumentaram 6%, com 290,7 milhões de receitas e imunizações, ajustadas para equivalentes de 30 dias, ficando preenchidas no 3º trimestre, marcando um aumento de 1,9%. A participação de mercado de prescrição no varejo diminuiu cerca de 50 pontos-base em relação ao período do ano anterior para 21,2%, o que a empresa atribuiu à otimização da loja. As vendas no varejo do segmento caíram 2,9%, com redução de 1,1% no comparativo, o que a WBA atribuiu ao contínuo enfraquecimento do tabaco.
Internacionalmente, a Walgreens Boots Alliance registrou vendas de US$ 2,8 bilhões em farmácias de varejo, uma queda de 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, que, segundo a empresa, refletiu um impacto monetário adverso de 5,7%. Em uma base de moeda constante, as vendas diminuíram 1,6%, em grande parte devido a uma queda de 1% na Boots UK. A rede de farmácias britânica viu as vendas comparáveis de farmácias aumentarem 0,8% e as vendas a retalho comparáveis diminuíram 2,6%, embora a Boots UK tenha aumentado a sua quota de mercado de retalho durante o trimestre.
Fonte: Drug Store News
Foto: Shutterstock
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