Um ano após o Fundo de Investimento Advent adquirir 80% do Walmart Brasil, a empresa anuncia pontos importantes do seu plano estratégico que inclui a mudança da marca corporativa, de seus hipermercados e supermercados, além de maior foco e investimentos nos formatos cash & carry e clube de compras. A partir de agora, a companhia se chama Grupo Big. Nos próximos 18 meses a companhia investirá mais de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de suas lojas.
Com foco na operação e, após formar um time de executivos especializados em varejo e prontos para executar um plano capaz de levar a empresa a um novo patamar de competitividade, o Grupo Big inicia uma gestão 100% local. Assim, garantindo mais agilidade nas tomadas de decisões. Com esse movimento, a companhia visa se aproximar ainda mais dos clientes em todas as regiões e formatos em que atua. Dessa forma, com o objetivo de ser reconhecida como a melhor opção de compras para o consumidor, com amplo sortimento e excelência no atendimento.
A primeira mudança foi anunciada ainda no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo, o Grupo Big deu início ao projeto do Maxxi Atacado. Isso abrange a mudança de posicionamento da marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de 10 lojas de hipermercado em atacarejo. Dessa forma, a bandeira passa a ser uma unidade estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos. O foco estará nos consumidores e comerciantes.
Plano de negócios do Grupo Big
Transformar o formato hipermercado também faz parte do plano de negócios do Grupo Big. Todo o projeto, da escolha dos novos nomes das bandeiras à definição de sortimento, está totalmente alinhado com as necessidades dos clientes locais e do varejo brasileiro. A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG. Enquanto isso, no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço. As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País. A empresa está renovando as lojas, ampliando em 30% o sortimento e aderindo uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados.
Já o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira será inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club.
Foto: Shutterstock
Fonte: Grupo Big