Para seu centenário a companhia investiu em iniciativas para compartilhar com o mundo sua origem e inspiração e vai abrir as portas (de forma virtual) para seus jardins
A Weleda completa 100 anos de história, mantendo-se fiel a seu propósito de cuidar da saúde e bem-estar do ser humano e da natureza.
Para seu centenário a companhia investiu em iniciativas para compartilhar com o mundo sua origem e inspiração – a antroposofia, seu jeito único de produzir – e vai abrir as portas (de forma virtual) para seus jardins no mundo.
Para dividir com as pessoas um pouco sobre seu jeito de ser e de fazer, a marca se aliou a Bela Gil.
A artista fará uma série de conteúdos em suas redes sociais contando tudo sobre a marca.
A história da Weleda começa em 1921, quando o filósofo Rudolf Steiner – precursor da antroposofia – se uniu a médica Ita Wegman e ao químico Oskar Schmiedel para criar uma empresa sustentável que tomaria para si a responsabilidade pela saúde e bem-estar das pessoas e natureza.
Fundaram então a Weleda, que na época era apenas uma pequena farmácia antroposófica com produtos feitos a partir do entendimento que a natureza e o homem têm uma conexão inseparável.
Hoje a marca é referência no segmento, reconhecida globalmente e está presente em mais de 50 países.
No Brasil a empresa atua desde 1959 por meio da iniciativa da médica Gudrun Burkhard em fundar a Clínica Tobias e, na época, importar medicamentos da Europa para tratar seus pacientes.
Weleda e as iniciativas sustentáveis
A sustentabilidade é um aspecto central na Weleda.
Uma vez que um dos princípios básicos da antroposofia é de que o homem é parte da natureza, e não à parte dela.
Algumas das iniciativas da marca estão nos ingredientes: mais de 80% são de origem orgânica e biodinâmica.
As matérias-primas são cultivadas em jardins sustentáveis espalhados ao redor do mundo e que ocupam juntos o equivalente a 35 mil campos de futebol.
Na Europa, por exemplo, a Weleda conta com o maior jardim medicinal do continente:
São 23 hectares que atuam como casas para mil espécies diferentes de plantas, 50 de pássaros e 30 de abelhas.
Para os insumos que a Weleda não cultiva, ela conta com fornecedores.
Com os quais mantém, portanto, uma parceria de longa data e que vai além do comercial.
Auxiliando também na busca por certificações e na transição da colheita tradicional para a orgânica.
Além disso, tem como política global sempre pagar pela safra, mesmo que o produtor tenha tido problemas com ela.
A empresa também é certificada pelo União pelo Biocomércio Ético (UEBT) pelo respeito pelas pessoas e pela natureza, e uso responsável dos recursos naturais na sua produção de cosméticos.
A saber, em 2016 a empresa foi reconhecida pelo governo alemão como a empresa mais sustentável do país.
Portal
A criação do portal interativo The Open Garden vem da vontade de compartilhar com as pessoas um pouco do universo Weleda e mostrar onde a magia acontece.
As pessoas que visitam o site entende o cuidado que a marca tem com a preservação da biodiversidade e do seu processo produtivo, do começo ao fim.
Ao explorar a plataforma, o público poderá assistir a vídeos interativos, ouvir histórias da comunidade de fornecedores e especialistas da Weleda, conhecer as técnicas de plantio, iniciativas sustentáveis e valores da marca.
Centenária Weleda cresce com força dos produtos naturais
Fonte: Weleda
Foto: Shutterstock