Canais com menos repasses de preço passaram a atrair mais compradores, destaque para o pequeno varejo de autosserviço
Pesquisa realizada pela Kantar comprova que o consumidor mudou o hábito de consumo durante a pandemia do Covid-19.
Isolamento social e fatores como desemprego, queda do poder de compra e auxílio emergencial, influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros.
Eles estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer compras.
E-commerce impulsionado pelo WhatsApp
Diante deste cenário, o WhatsApp teve um papel importante durante o segundo trimestre deste ano.
E, portanto, e ajudou a democratizar o e-commerce no País.
O levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro.
Canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando também a uma maior procura de marcas mais baratas.
Com destaque para o pequeno varejo de autosserviços, o mais relevante durante o trimestre.
De acordo com a nova edição do Consumer Insights, estudo produzido pela consultoria Kantar, que se refere ao segundo trimestre de 2021, 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C.
Além disso, o aplicativo também ganhou força entre os consumidores mais velhos.
Já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.
Outro dado importante é que o WhatsApp se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas.
As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.
Inflação
Além disso, as compras menores com tíquetes intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra cresceram, influenciados, então, pelo cenário de pressão inflacionária.
Associado, então, à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, que acabou desacelerando as compras de abastecimento.
Guia do uso do WhatsApp na área farmacêutica
Fonte: S.A. Varejo
Foto: Shutterstock