PDV

WhatsApp ajuda a democratizar e-commerce no país

Canais com menos repasses de preço passaram a atrair mais compradores, destaque para o pequeno varejo de autosserviço

Pesquisa realizada pela Kantar comprova que o consumidor mudou o hábito de consumo durante a pandemia do Covid-19.

Isolamento social e fatores como desemprego, queda do poder de compra e auxílio emergencial, influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros.

Eles estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer compras.

E-commerce impulsionado pelo WhatsApp

Diante deste cenário, o WhatsApp teve um papel importante durante o segundo trimestre deste ano.

E, portanto, e ajudou a democratizar o e-commerce no País.

O levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro.

Canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando também a uma maior procura de marcas mais baratas.

Com destaque para o pequeno varejo de autosserviços, o mais relevante durante o trimestre.

De acordo com a nova edição do Consumer Insights, estudo produzido pela consultoria Kantar, que se refere ao segundo trimestre de 2021, 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C.

Além disso, o aplicativo também ganhou força entre os consumidores mais velhos.

Já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.

Outro dado importante é que o WhatsApp se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas.

As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.

Inflação

Além disso, as compras menores com tíquetes intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra cresceram, influenciados, então, pelo cenário de pressão inflacionária.

Associado, então, à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, que acabou desacelerando as compras de abastecimento.

Guia do uso do WhatsApp na área farmacêutica 

Fonte: S.A. Varejo

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário