{"id":12144,"date":"2018-11-26T09:30:33","date_gmt":"2018-11-26T12:30:33","guid":{"rendered":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/?p=12144"},"modified":"2018-11-23T15:05:16","modified_gmt":"2018-11-23T18:05:16","slug":"mais-preparacao-nos-servicos-farmaceuticos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/mais-preparacao-nos-servicos-farmaceuticos\/","title":{"rendered":"Mais prepara\u00e7\u00e3o nos servi\u00e7os farmac\u00eauticos"},"content":{"rendered":"

Um estudo da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Redes de Farm\u00e1cias e Drograrias (Abrafarma), em parceria com a\u00a0Universidade Federal do Paran\u00e1 (UFP), revelou que os profissionais da \u00e1rea est\u00e3o cada vez mais preparados para a presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os farmac\u00eauticos cl\u00ednicos dentro dos estabelecimentos. O levantamento foi realizado entre junho e agosto deste ano com 4.897 profissionais \u2013 22% de um total de 22.638 farmac\u00eauticos atuantes nas 24 redes associadas \u00e0\u00a0entidade.<\/p>\n

Os entrevistados responderam 18 perguntas opinativas que avaliam a atitude, motiva\u00e7\u00e3o e inten\u00e7\u00e3o de comportamento em rela\u00e7\u00e3o aos servi\u00e7os farmac\u00eauticos. As respostas variavam de \u201cdiscordo fortemente\u201d a \u201cconcordo fortemente\u201d, podendo gerar um escore m\u00e1ximo de 100 pontos. Quanto mais alta a pontua\u00e7\u00e3o no teste, melhor o perfil do profissional para os servi\u00e7os farmac\u00eauticos.<\/p>\n

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De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Farmac\u00eauticos, o\u00a0perfil comportamental desses profissionais alcan\u00e7ou um escore m\u00e9dio de 71,9 pontos \u2013 levemente acima dos 69,5 pontos observados na \u00faltima pesquisa de 2013. Por\u00e9m, o percentual com escore acima de 75 pontos foi de 41,4%, bastante superior aos 29% registrados h\u00e1 cinco anos. Pontua\u00e7\u00f5es iguais ou maiores que 75 demonstram que o farmac\u00eautico tem melhor perfil para a pr\u00e1tica assistencial.<\/p>\n

No comparativo entre as regi\u00f5es do Pa\u00eds, profissionais do Norte e Nordeste apresentaram os melhores perfis para os servi\u00e7os farmac\u00eauticos: m\u00e9dia de 78 e 75,9 pontos, respectivamente. Como consequ\u00eancia, cada profissional dessas regi\u00f5es oferece at\u00e9 10 tipos de servi\u00e7os ao longo de oito a nove horas semanais com atendimento privativo. A regi\u00e3o Sudeste cravou 70 pontos, com m\u00e9dia de sete tipos de servi\u00e7os por farmac\u00eautico e seis horas de dedica\u00e7\u00e3o semanal aos atendimentos.<\/p>\n

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\u201cApesar de algumas barreiras regulat\u00f3rias ainda dificultarem a expans\u00e3o de testes r\u00e1pidos e vacina\u00e7\u00e3o, a tend\u00eancia \u00e9 de crescimento para os pr\u00f3ximos anos. Hoje estamos a caminho de 2.000 salas de atendimento cl\u00ednico no pa\u00eds\u201d, ressalta o\u00a0presidente da\u00a0Abrafarma,\u00a0<\/span>Sergio Mena Barreto. Do total dos entrevistados, 41,9% (2.052) trabalham em farm\u00e1cias que disp\u00f5em de sala de servi\u00e7os farmac\u00eauticos. Esse n\u00famero dobrou desde 2013, quando apenas 20,2% dos entrevistados afirmavam dispor dessa estrutura.<\/span><\/p>\n

Os servi\u00e7os farmac\u00eauticos integram o projeto de\u00a0Assist\u00eancia Farmac\u00eautica Avan\u00e7ada\u00a0da\u00a0Abrafarma, que ajuda a ampliar o acesso da popula\u00e7\u00e3o a servi\u00e7os b\u00e1sicos de sa\u00fade e garante ades\u00e3o ao tratamento. Com a pr\u00e1tica amparada pela\u00a0Lei n\u00b0 13.021\/2014,\u00a0farm\u00e1cias e drogarias utilizam salas de orienta\u00e7\u00e3o cl\u00ednica nos pontos de venda, onde oferecem aos consumidores avalia\u00e7\u00f5es de sa\u00fade, acompanhamento do tratamento, programas para gest\u00e3o do peso e tabagismo, imuniza\u00e7\u00e3o, entre outros.<\/p>\n

Opini\u00f5es e ofertas de servi\u00e7os<\/strong><\/em><\/p>\n

Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 96% dos farmac\u00eauticos consideram a pr\u00e1tica dos servi\u00e7os cl\u00ednicos um passo importante para o avan\u00e7o da profiss\u00e3o. Mais de 93% concordam que a pr\u00e1tica pode atrair mais clientes para a loja e 89% entendem que pode ser lucrativo para as farm\u00e1cias.<\/p>\n

Cerca de 70% concordam que a oferta desses servi\u00e7os farmac\u00eauticos n\u00e3o depende exclusivamente de sua vontade, mas deve estar inserida em um contexto organizacional, em que os l\u00edderes e empres\u00e1rios enxergam os servi\u00e7os como parte de seu neg\u00f3cio principal.<\/p>\n

O estudou apontou ainda que os servi\u00e7os mais comumente oferecidos s\u00e3o medida da press\u00e3o arterial (84,7% dos farmac\u00eauticos), teste de glicemia capilar (73,6%), campanhas de sa\u00fade envolvendo a comunidade (62,9%), programas de acompanhamento para hipertens\u00e3o, diabetes e colesterol (60,5%, 59,5% e 47,9%, respectivamente), programas contra o tabagismo (57,9%), gest\u00e3o do peso (56,1%), revis\u00e3o da medica\u00e7\u00e3o (55,5%) e aplica\u00e7\u00e3o de injet\u00e1veis (52,8%).<\/p>\n

A m\u00e9dia de idade dos entrevistados \u00e9 de 33 anos, 74,6% s\u00e3o mulheres e os profissionais t\u00eam em m\u00e9dia seis anos de formados. Mais de 26% s\u00e3o gerentes de loja e 36,2% s\u00e3o p\u00f3s-graduados.<\/p>\n

Fonte: Guia da Farm\u00e1cia<\/p>\n

Foto: Shutterstock<\/p>\n

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