{"id":34194,"date":"2020-10-28T09:25:46","date_gmt":"2020-10-28T12:25:46","guid":{"rendered":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/?p=34194"},"modified":"2020-10-28T09:25:46","modified_gmt":"2020-10-28T12:25:46","slug":"marcas-engajadas-em-responsabilidade-social-tem-resistido-melhor-a-pandemia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/marcas-engajadas-em-responsabilidade-social-tem-resistido-melhor-a-pandemia\/","title":{"rendered":"Marcas engajadas em responsabilidade social t\u00eam resistido melhor \u00e0 pandemia"},"content":{"rendered":"

Marcas e responsabilidade social. Esse \u00e9 um dos legados que a pandemia deixar\u00e1 \u00e9 o da import\u00e2ncia que os consumidores d\u00e3o \u00e0 responsabilidade e ao prop\u00f3sito das marcas.<\/p>\n

No Brasil, a expectativa dos consumidores foi que as marcas se engajassem em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 pandemia na quarentena, que come\u00e7ou no final de mar\u00e7o: segundo o Bar\u00f4metro Covid-19, principal pesquisa sobre o tema, na \u00e9poca, 25% dos brasileiros esperavam que as marcas servissem de exemplo e guiassem a mudan\u00e7a.\u00a0<\/strong><\/u><\/u><\/p>\n

<\/u><\/u>Tr\u00eas meses depois, em meados de junho, perguntamos para os entrevistados quais marcas estavam adotando a\u00e7\u00f5es positivas<\/strong> para a sociedade em rela\u00e7\u00e3o ao tema da pandemia gerada pelo coronav\u00edrus.<\/p>\n

<\/u><\/u>Mais recentemente, na oitava onda realizada no final de agosto, 32% dos entrevistados ainda querem que as marcas guiem a mudan\u00e7a; 23% que mostrem que a crise pode ser derrotada; e 16% que sejam pr\u00e1ticas e realistas.<\/strong><\/p>\n

\u201cCom a evolu\u00e7\u00e3o do cen\u00e1rio esse desejo por parte dos consumidores se amplia, mas ainda \u00e9 necess\u00e1rio que as marcas estejam engajadas na mudan\u00e7a e sejam l\u00edderes<\/strong>\u201d, afirma a diretora e l\u00edder de Brand Strategy da Kantar Brasil<\/a>, Luciana Piedemonte.<\/u><\/p>\n

Campanhas engajadas no Brasil geram mais buzz online\u00a0<\/b><\/u><\/u><\/h2>\n

A Kantar Brasil identificou que os maiores picos de mensagens no Twitter foram gerados durante campanhas socialmente respons\u00e1veis e com prop\u00f3sito. \u00a0<\/strong><\/u><\/u><\/p>\n

<\/u><\/u>Logo no come\u00e7o da pandemia, no fim de mar\u00e7o, a Magazine Lu\u00edza<\/strong> conseguiu v\u00e1rios picos de buzz online ao lan\u00e7ar uma campanha de frete gr\u00e1tis<\/strong> para produtos relacionados \u00e0 pandemia (como m\u00e1scaras, \u00e1lcool em gel e nebulizadores).<\/p>\n

J\u00e1 o iFood<\/strong>, teve um n\u00famero recorde de mensagens nesse mesmo per\u00edodo ao anunciar seus fundos de aux\u00edlio a restaurantes e entregadores.<\/strong><\/p>\n

Em maio, o Banco do Brasil<\/strong> protagonizou outra eleva\u00e7\u00e3o no n\u00famero de mensagens ao estrear sua campanha de apoio a empreendedores e pequenas empresas durante a pandemia.<\/strong><\/p>\n

J\u00e1 a Ambev<\/strong> teve um grande pico em mar\u00e7o ao anunciar a produ\u00e7\u00e3o de 500 mil unidades de \u00e1lcool gel para distribuir a hospitais da rede p\u00fablica nos estados de S\u00e3o Paulo e Rio de Janeiro e no Distrito Federal.\u00a0<\/u><\/u><\/p>\n

<\/u><\/u>Algumas das marcas citadas pelos consumidores no Bar\u00f4metro tamb\u00e9m tiveram um crescimento em men\u00e7\u00f5es durante a pandemia em rela\u00e7\u00e3o aos tr\u00eas meses anteriores: Ambev teve quase o dobro de posts nas redes sociais enquanto Banco do Brasil teve um crescimento de 240%.<\/strong> \u00a0<\/u><\/u><\/p>\n

As marcas e suas responsabilidades<\/strong><\/h2>\n

<\/u><\/u>\u201cA pandemia e todas as suas dificuldades confirmaram que os consumidores procuram muito mais em uma marca do que apenas descontos. O jeito como ela se comporta em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 comunidade \u00e0 sua volta e, por consequ\u00eancia, seus problemas di\u00e1rios, determina o n\u00edvel de engajamento que as pessoas t\u00eam com ela<\/strong>\u201d, diz Luciana. \u00a0<\/u><\/u><\/p>\n

<\/u><\/u>Dentro da an\u00e1lise da Kantar, foi identificado que todas as marcas<\/strong> avaliadas tiveram um volume de mensagens acima da m\u00e9dia nos primeiros meses da pandemia<\/strong>, e marcas de varejo<\/strong> com forte presen\u00e7a online, como Magazine Luiza<\/strong> e Americanas<\/strong>, tiveram um sentimento positivo acima da m\u00e9dia. <\/strong><\/p>\n

Isso pode ter acontecido por essas marcas conseguirem aliar prop\u00f3sito com um modelo de neg\u00f3cio \u2013 com forte presen\u00e7a digital \u2013 muito utilizado pelos consumidores durante a pandemia. \u00a0<\/u><\/u><\/p>\n

Farm\u00e1cias tiveram crescimento de 106% nas vendas online e por delivery\u00a0<\/a><\/p>\n

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Fonte: Kantar<\/span><\/p>\n

Foto: Shutterstock<\/p>\n

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