{"id":52862,"date":"2021-10-08T10:23:57","date_gmt":"2021-10-08T13:23:57","guid":{"rendered":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/?p=52862"},"modified":"2021-10-08T10:23:57","modified_gmt":"2021-10-08T13:23:57","slug":"raia-drogasil-amplia-venda-on-line-e-pode-atingir-35-mil-lojas-em-2025","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/raia-drogasil-amplia-venda-on-line-e-pode-atingir-35-mil-lojas-em-2025\/","title":{"rendered":"Raia Drogasil amplia venda on-line e pode atingir 3,5 mil lojas em 2025"},"content":{"rendered":"

A RaiaDrogasil acredita que h\u00e1 espa\u00e7o para abertura de 240 lojas ao ano nos pr\u00f3ximos quatro ou cinco anos e focar tamb\u00e9m no on-line.<\/p>\n

Se mantiver esse patamar, o grupo deve chegar a cerca de 3,5 mil farm\u00e1cias no fim de 2025, ainda liderando o segmento. Atualmente, s\u00e3o cerca de 2,4 mil lojas no pa\u00eds.<\/strong><\/p>\n

\u201cN\u00e3o vejo nada hoje que impe\u00e7a isso [manter o atual n\u00edvel de cerca de 240 inaugura\u00e7\u00f5es, em m\u00e9dia, ao ano]. Temos visto oportunidades em novos munic\u00edpios pelo pa\u00eds que antes n\u00e3o eram exploradas\u201d, diz o presidente da varejista, Marcilio Pousada<\/p>\n

At\u00e9 o fim de novembro, a empresa abrir\u00e1 quatro lojas no Acre, Amap\u00e1 e Roraima, completando a presen\u00e7a em todos os Estados brasileiros.<\/strong><\/p>\n

Virtual com estrat\u00e9gia<\/strong><\/h2>\n

A empresa ainda estuda implementar a venda, em suas lojas, de produtos dos lojistas de seu \u201cmarketplace\u201d (shopping virtual) at\u00e9 o fim de 2022.<\/p>\n

O cliente poder\u00e1 encomendar, por meio de terminais nas unidades, o produto vendido na plataforma, para entrega em casa.<\/p>\n

Hoje, o grupo tem cerca de 60 mil produtos dispon\u00edveis em seu marketplace e 200 vendedores.<\/p>\n

De acordo com o executivo, o marketplace n\u00e3o pode ser uma estrat\u00e9gia isolada na empresa.<\/strong><\/p>\n

\u201cEle tem de estar ligado a nossas farm\u00e1cias. Vamos atuar apenas em sa\u00fade, bem-estar e beleza. N\u00e3o vamos entrar em outro neg\u00f3cio\u201d.<\/p>\n

O grupo ainda estuda a possibilidade de vender produtos de outros lojistas que n\u00e3o sejam apenas complementares a sua plataforma, mas tamb\u00e9m de concorrentes, se considerar que a proposta faz sentido ao cliente<\/p>\n

\u201cO Mundo Verde quer vender com a gente, ent\u00e3o, \u00e9 tudo uma quest\u00e3o de fazer sentido, dentro da nossa proposta, e que esteja dentro das nossas \u00e1reas fortes\u201d.<\/p>\n

Rivalidadade<\/strong><\/h2>\n

Questionado se o grupo tem plano de entrar em outros marketplaces<\/a>, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas, para vender os seus produtos, Pousada disse que toda oportunidade \u00e9 levada em considera\u00e7\u00e3o, mas n\u00e3o sinalizou um movimento claro nessa dire\u00e7\u00e3o agora. A rival Drogaria S\u00e3o Paulo est\u00e1 no Mercado Livre. O cliente faz o pedido, e retira nas lojas (ainda n\u00e3o h\u00e1 entrega pela plataforma).<\/p>\n

\u201cN\u00e3o digo que \u00e9 imposs\u00edvel, mas eu j\u00e1 tenho quase 2,5 mil lojas que fazem entregas, ent\u00e3o eu j\u00e1 tenho o \u2018last mile\u2019 [etapa final da entrega ao cliente]. E vamos lembrar que n\u00f3s vendemos medicamentos, e h\u00e1 quest\u00f5es regulat\u00f3rias e de responsabilidade nessa entrega\u201d.<\/p>\n

Na vis\u00e3o do comando do grupo, a for\u00e7a log\u00edstica da rede, especialmente a sua base de mais de 2 mil lojas (que funcionam como mini centros de distribui\u00e7\u00e3o), \u00e9 uma oportunidade que estaria fora dos c\u00e1lculos de analistas.<\/p>\n

\u201cO mercado financeiro n\u00e3o est\u00e1 entendendo o que n\u00f3s temos. Em abril de 2018, eram 1,9 mil lojas, e todas operando com o servi\u00e7o \u2018compre e retire\u2019. Hoje temos \u2018players\u2019 digitais falando que t\u00eam 150 lojas que fazem isso. Nossa revolu\u00e7\u00e3o foi acreditar que o digital depende das lojas\u201d.<\/p>\n

Raia Drogasil no on-line<\/strong><\/h2>\n

De todos os produtos vendidos digitalmente, 80% das entregas ao consumidor s\u00e3o feitas pelas lojas do grupo.<\/strong><\/p>\n

Ainda de acordo com o\u00a0 executivo, 9% do faturamento total hoje vem do on-line, e essa taxa vem se mantendo, mesmo com a maior circula\u00e7\u00e3o de pessoas. Entre 2018 e 2019, representava 1,5% das vendas.<\/p>\n

Pousada diz que as vendas est\u00e3o \u201cnormais\u201d nos \u00faltimos meses, apesar do cen\u00e1rio de desacelera\u00e7\u00e3o do varejo, pelo fato de o setor de farm\u00e1cias ser mais resiliente \u00e0s crises.<\/p>\n

Para analistas, a expans\u00e3o do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico pesa na rentabilidade do grupo<\/strong> \u2013 j\u00e1 que o on-line tende a ter margens menores \u2013 e h\u00e1 ainda o efeito do pr\u00f3prio aumento da competi\u00e7\u00e3o em pra\u00e7as onde a rede vem tentando crescer. No Nordeste, por exemplo, a Pague Menos retomou crescimento e estaria com a\u00e7\u00f5es mais agressivas.<\/p>\n

Pousada entende que h\u00e1 concorrentes \u201cacertando tamb\u00e9m\u201d e mais capitalizados.<\/p>\n

No entanto, a empresa n\u00e3o se norteia por isso.<\/p>\n

Sobre margens mais pressionadas, ele prefere n\u00e3o detalhar n\u00fameros atuais, mas diz que eventuais efeitos s\u00e3o reflexo da constru\u00e7\u00e3o de um plano de ecossistema digital voltado para o longo prazo.<\/p>\n

Fonte: Valor Econ\u00f4mico<\/p>\n

Foto: RD<\/a><\/p>\n

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