{"id":62203,"date":"2022-07-07T09:00:50","date_gmt":"2022-07-07T12:00:50","guid":{"rendered":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/?p=62203"},"modified":"2022-07-11T09:23:22","modified_gmt":"2022-07-11T12:23:22","slug":"inteligencia-de-dados-o-que-e-e-como-implantar-na-sua-farmacia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/guiadafarmacia.com.br\/inteligencia-de-dados-o-que-e-e-como-implantar-na-sua-farmacia\/","title":{"rendered":"Intelig\u00eancia de dados: o que \u00e9 e como implantar na sua farm\u00e1cia"},"content":{"rendered":"
Provavelmente voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar sobre intelig\u00eancia de dados.<\/p>\n
Esse \u00e9 o nome dado para o conjunto de m\u00e9todos anal\u00edticos e ferramentas empregados para formar o melhor entendimento das informa\u00e7\u00f5es coletadas na farm\u00e1cia. Com base nestas informa\u00e7\u00f5es, os gestores da loja podem melhorar os servi\u00e7os ou investir de forma estrat\u00e9gica, conforme veremos a seguir com detalhes.<\/p>\n
E se engana quem pensa que s\u00f3 farm\u00e1cias de grandes redes podem contar com essas tecnologias, ou que \u00e9 necess\u00e1rio investir fortunas para ter solu\u00e7\u00f5es como estas no ponto de venda.<\/p>\n
Confira, a seguir, e implante j\u00e1 a intelig\u00eancia de dados na sua farm\u00e1cia.<\/p>\n
A intelig\u00eancia de dados \u00e9 o conjunto de todos os m\u00e9todos anal\u00edticos e ferramentas empregados para formar um melhor entendimento das informa\u00e7\u00f5es coletadas na farm\u00e1cia. Por meio das informa\u00e7\u00f5es coletadas, torna-se poss\u00edvel aos gestores melhorar os servi\u00e7os ou investimentos na loja.<\/p>\n
Assim, a intelig\u00eancia de dados se concentra na an\u00e1lise e na intera\u00e7\u00e3o com as informa\u00e7\u00f5es de uma forma significativa para promover uma melhor tomada de decis\u00e3o.<\/p>\n
Esta estrat\u00e9gia permite, ainda, que a farm\u00e1cia personalize sua comunica\u00e7\u00e3o e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando, diretamente, em indicadores como t\u00edquete m\u00e9dio, frequ\u00eancia de compras e aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes.<\/p>\n
\u201cTamb\u00e9m torna poss\u00edvel o planejamento dos investimentos de m\u00eddia e marketing, assim, possibilitando a\u00e7\u00f5es que n\u00e3o se pautem somente em desconto. Afinal, nem todo cliente precisa de desconto para fazer a pr\u00f3xima compra, por exemplo. Mas s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel saber disso quando usamos a intelig\u00eancia de dados para capturar informa\u00e7\u00f5es, analisar comportamento e potencial, entregar ativa\u00e7\u00f5es personalizadas e, n\u00e3o menos importante, mensurar convers\u00f5es e resultados em tempo real\u201d, explica o fundador da Bnex<\/strong><\/a>, Fernando Gibotti.<\/p>\n Download Gratuito do Material<\/span><\/a>\n Entre os benef\u00edcios da intelig\u00eancia de dados na farm\u00e1cia est\u00e3o:<\/p>\n A partir do momento que a farm\u00e1cia ou drogaria inicia o processo de trabalho com intelig\u00eancia de dados, ela j\u00e1 est\u00e1 inserida num ambiente digital, n\u00e3o tendo como desvincular uma coisa da outra.<\/p>\n Dessa forma, digitalizar \u00e9 importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial espec\u00edfico, e hoje \u00e9 imposs\u00edvel acionar clientes e tra\u00e7ar estrat\u00e9gias personalizadas sem a digitaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Isso porque a tecnologia \u00e9 o meio para que as marcas possam alcan\u00e7ar seus clientes em escala, mas sem perder a personaliza\u00e7\u00e3o que impacta, diretamente, no aumento das vendas.<\/p>\n Todas as farm\u00e1cias ou drogarias podem ser digitais<\/a>. “A digitaliza\u00e7\u00e3o para cada rede pode ter um aspecto diferente, conforme o n\u00edvel de maturidade. Assim, \u00e9 importante identificar essa maturidade para definir um plano de digitaliza\u00e7\u00e3o adequado ao momento e aos recursos do neg\u00f3cio\u201d, explica Gibotti.<\/p>\n Dessa forma, digitalizar \u00e9 importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial espec\u00edfico, e hoje \u00e9 imposs\u00edvel acionar clientes e tra\u00e7ar estrat\u00e9gias personalizadas sem a digitaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n \u201cA tecnologia \u00e9 o meio para que as marcas possam alcan\u00e7ar seus clientes em escala, mas sem perder a personaliza\u00e7\u00e3o que impacta diretamente no aumento das vendas\u201d, avalia Gibotti.<\/p>\n <\/p>\n Download Gratuito do Material<\/span><\/a>\n <\/p>\n Hoje, sem a digitaliza\u00e7\u00e3o, competir com as grandes redes \u00e9 uma tarefa muito dif\u00edcil.<\/p>\n No entanto, n\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio o mesmo investimento que eles fazem para conquistar o cliente.<\/p>\n Isso porque, a digitaliza\u00e7\u00e3o deve atender a necessidade do neg\u00f3cio dentro da sua realidade e das suas metas.<\/p>\n E, hoje, \u00e9 poss\u00edvel contratar parceiros e plataformas pensados justamente na din\u00e2mica das farm\u00e1cias.<\/p>\n Isso \u00e9 poss\u00edvel escolhendo o parceiro adequado para sua necessidade.<\/p>\n O parceiro ideal ter\u00e1 uma solu\u00e7\u00e3o adequada para o momento do neg\u00f3cio e um time dedicado a tra\u00e7ar um plano de digitaliza\u00e7\u00e3o que fa\u00e7a sentido, assim, evitando o desperd\u00edcio de recursos.<\/p>\n Ent\u00e3o, \u00e9 fundamental pensar em planos de curto, m\u00e9dio e longo prazo, respeitando as vari\u00e1veis do neg\u00f3cio.<\/p>\n <\/p>\n Plataforma de Customer Relationship Management (CRM) ou, em portugu\u00eas, gest\u00e3o de relacionamento com o cliente, que captura dados, analisa e identifica as oportunidades, al\u00e9m de ativar, e se comunicar com clientes e analisar os resultados com precis\u00e3o. Tudo em uma solu\u00e7\u00e3o \u00fanica, com foco na fidelidade, engajamento e no aumento do faturamento.<\/p>\n Com a plataforma, \u00e9 poss\u00edvel criar a oferta certa, no momento certo, para cada cliente.<\/p>\n Confira algumas op\u00e7\u00f5es dentro do CRM:<\/p>\n \u00c9 um clube de vantagens para estimular o aumento do t\u00edquete m\u00e9dio, da frequ\u00eancia de compra e atrair novos clientes. Com um programa de benef\u00edcios personalizado com a sua marca, voc\u00ea:<\/p>\n Captura de dados dentro e fora da loja<\/strong><\/p>\n Com o seu programa de relacionamento ativo, voc\u00ea pode capturar os dados de perfil e consumo do seu cliente em tempo real, em diversas plataformas, como:<\/p>\n Capturando dados de forma recorrente, \u00e9 poss\u00edvel analisar, prever e influenciar comportamentos de consumo com precis\u00e3o.<\/p>\n Depois de capturar os dados e criar uma base de clientes consistente, o CRM faz a clusteriza\u00e7\u00e3o por perfil, localiza\u00e7\u00e3o, comportamento de consumo e cesta de produtos, definindo, de forma precisa, quais os tipos de a\u00e7\u00e3o devem ser direcionados a cada cliente, com foco na convers\u00e3o da oferta.<\/p>\n Depois de identificar o perfil de cada cliente, \u00e9 hora de definir a ativa\u00e7\u00e3o que funcionar\u00e1 melhor para cada um deles. Afinal, cada cliente precisa de um est\u00edmulo diferente para ser influenciado.<\/p>\n Ent\u00e3o, entregue ofertas inteligentes, conte\u00fados personalizados, descontos exclusivos, jogos, sorteios, cashback e muito mais para uma estrat\u00e9gia personalizada.<\/p>\n Chega de contratar diversas ferramentas e desperdi\u00e7ar tempo e recursos. Agora, al\u00e9m da intelig\u00eancia da recomenda\u00e7\u00e3o personalizada, voc\u00ea pode planejar e disparar suas comunica\u00e7\u00f5es via e-mail, SMS, push mobile ou feed de conte\u00fado, conforme o perfil do seu cliente e com previsibilidade de investimentos.<\/p>\n Possibilita ter seu clube de benef\u00edcios e outros benef\u00edcios integrados ao ponto de venda, para captura de perfil, gest\u00e3o de cadastros e identifica\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos de consumo dos clientes.<\/p>\n Tenha o aplicativo mais completo do mercado com a sua marca, com facilidades, como: tabloide digital, descontos exclusivos, cashback, feed de conte\u00fado, menu de utilidades, lista de compras, clique e retire, delivery e muito mais.<\/p>\n Sorteios, jogos, ofertas personalizadas, cashback, programa de pontos, raspadinha digital e muito mais.<\/p>\n Possibilita disparo de e-mail, SMS, push, feed com planejamento de distribui\u00e7\u00e3o de m\u00eddia com previs\u00e3o de investimentos e mapeamento de perfil.<\/p>\n \u201cCom o uso das solu\u00e7\u00f5es baseadas em CRM \u00e9 poss\u00edvel empoderar o time de atendimento ao cliente da loja \u2013 a chamada venda consultiva – com cupom de descontos e ofertas personalizadas direto no balc\u00e3o. E com a utiliza\u00e7\u00e3o da uma plataforma\u00a0precisa de CRM,\u00a0a rede ou as drogarias de todos os portes conseguem acionar o cliente mesmo quando ele estiver fora da loja, por meio de conte\u00fados\u00a0segmentados por perfil e potencial de consumo, o que pode gerar maior t\u00edquete m\u00e9dio, maior frequ\u00eancia de compra e aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes\u201d, destacou o founder da Bnex<\/strong>.<\/p>\n Atrav\u00e9s de solu\u00e7\u00f5es de intelig\u00eancia \u00e9 poss\u00edvel auxiliar em diversas quest\u00f5es, como:<\/p>\n Identifique o melhor local para sua nova loja e defina sua estrat\u00e9gia de expans\u00e3o baseada em dados precisos. Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel mapear a concorr\u00eancia e evitar a canibaliza\u00e7\u00e3o da sua rede.<\/p>\n Planeje a atua\u00e7\u00e3o da sua rede; defina os eixos de expans\u00e3o dela mapeando os munic\u00edpios e analisando os indicadores demogr\u00e1ficos, a oferta e a demanda para o segmento; bem como a satura\u00e7\u00e3o do mercado e o potencial de expans\u00e3o.<\/p>\n Em seguida, execute o seu plano de a\u00e7\u00e3o, mapeando as regi\u00f5es potenciais para abertura de lojas, com caracteriza\u00e7\u00e3o do munic\u00edpio, an\u00e1lise demogr\u00e1fica, mapeamento da concorr\u00eancia, e identificando as \u00e1reas mais indicadas para a abertura da loja.<\/p>\n Identifique o real potencial de faturamento da sua loja atrav\u00e9s de estrat\u00e9gias espec\u00edficas para cada categoria, considerando o entorno, os domic\u00edlios, a concorr\u00eancia e a demanda de mercado. Tudo isso com metas individuais e setorizadas com decis\u00f5es baseadas em dados concretos e detalhados. Ideal para lojas existentes e futuras.<\/p>\n Com essa ferramenta, \u00e9 poss\u00edvel acessar:<\/strong><\/p>\n \u201cUma das grandes inova\u00e7\u00f5es do CRM com o uso de Intelig\u00eancia Artificial, com \u00eanfase nas comunica\u00e7\u00f5es de marketing automatizadas, por exemplo, \u00e9 o envio de lembretes via SMS, notificando o consumidor que o seu medicamento de uso recorrente est\u00e1 acabando. Neste caso, a intelig\u00eancia de dados empregada se refere a uma presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7o personalizado ao cliente que pode estimular indiretamente novas vendas\u201d, explica Gibotti.<\/p>\n <\/p>\n A Bnex Intelig\u00eancia<\/strong> pode ajudar, pois conta com solu\u00e7\u00f5es com uma metodologia exclusiva e propriet\u00e1ria. Essa metodologia se baseia no levantamento e an\u00e1lise de mais de 150 fontes de dados p\u00fablicos, al\u00e9m de dados pr\u00f3prios, coletados da maior base de consumo do Pa\u00eds com mais de 35 milh\u00f5es de domic\u00edlios mapeados diariamente e coletados em campo, o que garante 96% de precis\u00e3o.\u00a0 Dessa forma, s\u00e3o gerados relat\u00f3rios descritivos contendo an\u00e1lises e cen\u00e1rios de potencial de consumo e faturamento.<\/p>\n Os clientes recebem um diagn\u00f3stico completo e de f\u00e1cil entendimento, com fotos, mapas detalhados, checklists comentados, indicadores organizados, al\u00e9m da orienta\u00e7\u00e3o dos especialistas em comportamento de consumo e varejo.<\/p>\n O time multidisciplinar \u00e9 formado por estat\u00edsticos, ge\u00f3grafos, matem\u00e1ticos e especialistas em marketing e TI, que apoiam uma tomada de decis\u00e3o mais assertiva e sem achismos. Tudo em base de dados e comprova\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Al\u00e9m disso, todas as rela\u00e7\u00f5es acontecem no espa\u00e7o x tempo. Inclusive as rela\u00e7\u00f5es de consumo. Por isso, o time multidisciplinar \u00e9 especialista na metodologia Bnex<\/strong> para identifica\u00e7\u00e3o detalhada de oportunidades de aumento de faturamento e aplica\u00e7\u00e3o inteligente dos recursos de marketing e vendas.<\/p>\n A Bnex<\/strong> j\u00e1 conta com mais 300 clientes em todo o Pa\u00eds e pode trazer a solu\u00e7\u00e3o perfeita para a digitaliza\u00e7\u00e3o da sua farm\u00e1cia.<\/p>\nBenef\u00edcios da intelig\u00eancia de dados na farm\u00e1cia<\/strong><\/h2>\n
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Por que devo digitalizar minha farm\u00e1cia?<\/h2>\n
Quem pode ter uma farm\u00e1cia digital?<\/strong><\/h2>\n
Como competir com grandes redes sem ter uma farm\u00e1cia 100% digitalizada?<\/strong><\/h2>\n
Como digitalizar a farm\u00e1cia sem gastar uma fortuna?<\/strong><\/h2>\n
Op\u00e7\u00f5es de ferramentas para intelig\u00eancia de dados para a sua farm\u00e1cia<\/strong><\/h2>\n
CRM<\/strong><\/h3>\n
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\u00a0Solu\u00e7\u00f5es de i<\/strong>ntelig\u00eancia para abertura de loja<\/strong><\/h3>\n
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Intelig\u00eancia p\u00f3s-venda<\/h2>\n
Como trazer a intelig\u00eancia de dados para a minha farm\u00e1cia?<\/strong><\/h2>\n
Farm\u00e1cias que utilizam intelig\u00eancia de dados pelo Pa\u00eds<\/h2>\n
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