X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica começa em junho

Tema deste ano será “Inovar e integrar para bem formar”

De 05 a 07 de junho, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) recebe a X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e eventos paralelos, realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef). A Conferência, nesta edição, tem como tema “Inovar e integrar para bem formar” e é aberta a gestores, professores, profissionais e estudantes dos cursos de Farmácia.

“Inovar e integrar” estão no centro das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia, conforme a Resolução CNE/CES nº 6 de 19 de outubro de 2017 (DCNs/2017). Esse conceito também faz parte do pensamento e da prática que vêm transformando a profissão farmacêutica e levando os farmacêuticos a firmarem os seus espaços no contexto da saúde, além de consolidarem as suas autoridades técnicas diante da sociedade.

A inovação e a integração no cenário educacional têm grande repercussão na formação profissional, com potencial para alterar o contexto da saúde pública sendo, portanto, o núcleo temático da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica. A escolha do local do evento foi pensada considerando o fácil acesso aos gestores, professores, profissionais e estudantes dos cursos de Farmácia de todas as regiões do Brasil que ofereça menor custo/benefício.

O encontro irá discutir a inovação e a integração no contexto dos eixos: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde, considerados estruturantes para os cursos de Farmácia e que deverão estar implantado conforme as DCNs/2017 até outubro de 2019. Isso significa alinhar o debate no contexto da formação acadêmica com o exercício profissional do farmacêutico e com a sua própria história contemporânea, que traz como um dos seus traços mais importantes o fortalecimento da farmácia clínica, de forma contextualizada e problematizada com as demais áreas de atuação do egresso.

No Brasil, a profissão farmacêutica vem crescendo e se diversificando, a partir dos anos 2000, num ritmo muito acelerado. Este processo de crescimento é ancorado em diferentes fatores tendo, como principais, as novas necessidades em saúde, as políticas públicas para o setor, e as novas resoluções educacionais e profissionais. Vive-se momentos de efervescência no pensamento farmacêutico, marcado pelo desejo de renovação em todos os segmentos profissionais, o que também, tem lugar expressivo no elenco de fatores do crescimento do âmbito farmacêutico. Tais temas estão inseridos no evento e mais informações poderão ser obtidas pelo site: www.cff.org.br/conef.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia (CFF)

Foto: Shutterstock

Natulab oferece curso de fitoterapia gratuito para farmacêuticos

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário