Nunca foi tão fácil renovar a aparência dos fios em poucos minutos antes daquele compromisso de última hora. Isso porque com a ajuda dos xampus a seco, os cabelos podem ganhar um novo visual em instantes.
O hairstylist parceiro Ricca, Gil Britto, preparou um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre o queridinho do bad hair day.
1. O que é e para que serve?
Xampu a seco é um tipo de shampoo em spray que não molha os fios e é aplicado através de jatos em pó.
De acordo com o expert, a principal função do produto é absorver a oleosidade das mechas, deixando os cabelos com aspecto opaco e cheiroso, como se estivessem recém lavados.
2. Como usar?
Basta virar os fios para baixo, aplicar o produto na raiz e balançar com os dedos até que os fios estejam soltos. Confira o passo a passo:
- Agite a embalagem do shampoo a seco por alguns segundos.
- Divida o cabelo em mechas.
- Aplique o produto na raiz com uma distância de 20cm.
- Massageie a raiz para que o produto se espalhe.
- Escove os cabelos para remover o excesso de pó dos fios.
O especialista aconselha caprichar na aplicação onde a oleosidade é mais intensa, como nas laterais da raiz do cabelo, por exemplo.
3.Com que frequência usar o xampu a seco?
Por mais que o produto atue de maneira superficial e não penetre no fio, o ideal é que seja usado no máximo de 2x a 3x por semana.
Já que é indicado para os dias mais corridos ou quando o cabelo ganha aspecto oleoso antes da próxima lavada.
Gil lembra também que o produto não substitui a limpeza tradicional das mechas, assim, devendo ser lavadas com água, xampu e condicionador em dias alternados.
4. Pode ser usado em fios com química?
Não há qualquer problema em usar shampoo a seco em fios quimicamente tratados.
No caso de cabelos tingidos, o uso do produto pode prolongar a cor, já que o número de lavagens tende a diminuir com a aplicação do spray.
Além disso, o mesmo acontece com mechas que receberam progressiva ou outros métodos de alisamento.
5. Pode ser usado em fios secos?
Sim , porque o spray ajuda a reduzir a oleosidade sem ressecar os fios, sendo assim, não impede que ele seja usado em cabelos secos.
Fonte: Ricca
Foto: Shutterstock