A Ypê, indústria nacional de produtos de higiene e limpeza, relança a icônica marca Banho a Banho, com nova identidade visual e foco em hidratação. Os produtos estarão disponíveis a partir de julho, inicialmente com venda exclusiva para farmácias e perfumarias.
Criada pela Johnson & Johnson na década de 1980, a marca foi comprada, em 2021, pela Inoar. Em 2024, foi adquirida pela Ypê, que agora traz uma linha repaginada, com sabonetes, hidratantes e desodorantes. O lançamento aconteceu no dia 6 de maio, em evento no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP).
“É uma linha criada com ingredientes dermocosméticos a um preço acessível. Essa é a proposta de valor de Banho a Banho”, resumiu Marcela Mariano, CMO da Ypê, para a reportagem do Guia da Farmácia, que acompanhou o evento. “Vamos concorrer com marcas que são muito respeitadas, como Dove e NIVEA, trazendo ingredientes reconhecidos na área de cosmetologia e dermocosméticos”, disse a executiva.
Novo portfólio de Banho a Banho
A linha traz benefícios como hidratação e perfumação duradouras, fórmulas hipoalergênicas e dermatologicamente testadas.
Como diferencial, os novos produtos são formulados com um blend de óleos essenciais, pentavitin, niacinamida e ácido hialurônico, que ajudam a regenerar e a hidratar a pele.
Na categoria de hidratantes corporais – que serão os carro-chefe, segundo a Ypê – os produtos são apresentados em embalagens de 200 ml e 400ml em três versões: Original, que oferece hidratação profunda; Romã & Ácido Hialurônico, para pele seca; e Amêndoas & Pistache, para pele extra seca.
Em sabonetes, a marca traz as opções em barra nas fragrâncias Original, Chá Verde & Aloe Vera, Romã & Ácido Hialurônico, e Amêndoas & Pistache, além de sabonete líquido e sabonete em óleo.
Já em desodorantes, a Ypê faz sua estreia nesta categoria com itens nas apresentações roll-on e creme.
“O desodorante feminino tem ação 4 em 1, que protege, hidrata, repara e uniformiza a pele. Contém niaciamida, que ajuda a prevenir o escurecimento das axilas”, explicou Marcela. A versão masculina oferece ação antitranspirante, com 72 horas de proteção e não mancha as roupas.

“Além disso, estamos trazendo o desodorante em creme, em embalagem bisnaga, que no passado já foi um formato importante no Brasil e caiu em relevância. Mas fora do país, o mercado basicamente está em stick e em creme. Vemos uma nova tendência, até porque a brasileira e o brasileiro estão começando a sair do formato de aerossol, por questões ambientais. Se o Brasil acompanhar essa tendência, que está acontecendo principalmente nos Estados Unidos, esse segmento deve crescer bastante nos próximos anos. Então é uma grande aposta nossa”, comentou Marcela.
Banho estendido
De acordo com a executiva, a Ypê pretende renovar a marca trabalhando o conceito de banho estendido, ou seja, que não se limita ao momento que a pessoa está no chuveiro, mas representa um ritual de autocuidado.
“O povo brasileiro é o que mais toma banho no mundo. São 14 na semana, ou seja, dois por dia. No Nordeste, são 21 banhos na semana, em média”, disse Marcela. Cerca de 1,2 produtos estão presentes nessa rotina do consumidor. “O banho não é só o ato de se limpar. Cada vez mais, as pessoas enxergam como um micro momento de prazer”, ressaltou a CMO.
Pesquisa conduzida pela Ypê com consumidores revelou que 98% têm um momento de autocuidado no banho. “O brasileiro vê o banho como um ritual de autocuidado, texturas e formulações eficientes, e espera, de fato, novidades em termos de ingredientes e produtos com eficiência comprovada. Então, ele compra esperando ter um benefício, não pode desperdiçar esse dinheiro. A compra em cuidados pessoais tem de ser muito certeira”.
Estratégia para as farmácias
Relançar uma marca requer investimentos em várias frentes. No varejo, a empresa decidiu começar pelas farmácias e perfumarias. As vendas começam a partir de 1º de julho.
“Começamos com o canal farma porque ele é um grande formador de opinião e vai nos ajudar a construir os valores de Banho a Banho. É um ambiente onde a consumidora passa mais tempo na loja, experimentando e vendo as novidades. Então o canal farma é crucial para o sucesso da marca exatamente por esse ambiente ser mais propício para as compras de cuidados pessoais”, disse Marcela.
De acordo com ela, a companhia prepara materiais de ponto de venda e investimentos em mídias cooperadas.
Para ajudar a impulsionar o lançamento, a empresa prepara também uma campanha para o consumidor final que será veiculada em TV aberta, digital e redes sociais, como Instagram e Tik Tok.

A campanha será estrelada pela embaixadora de Banho a Banho, a atriz Camila Queiroz, que também marcou presença no evento de lançamento. Além disso, a ideia é contar com micro influenciadoras regionais.
Resgate de uma marca icônica
A Ypê foi fundada em 1950 e se tornou ao longo do tempo um dos principais players no segmento de produtos de limpeza do país, com produtos como detergente, sabão em pó, amaciante, desinfetante, entre outros.
A companhia ingressou no mercado de cuidados pessoais há cerca de 10 anos com os sabonetes Flor de Ypê e Siene. Aliás, Flor de Ypê se tornou a 3ª marca mais vendida em sabonete em barra*.
Em 2023, a companhia – que tem sede em Amparo (SP) – decidiu ampliar seu portfólio com a aquisição de Banho a Banho. Para resgatar a marca, Marcela contou que a empresa ouviu os consumidores.
“Na pesquisa que fizemos, aprendemos que Banho a Banho é uma marca de qualidade e de tradição. Mas, o principal, é que ela resgata memórias afetivas do consumidor e tem muita credibilidade. Além disso, é uma marca que o consumidor pode compartilhar com toda a família”.
Segundo a CMO, Banho a Banho consegue se conectar tanto com os consumidores 40+, como com os mais jovens, que também têm memória afetiva.
“Temos uma marca rejuvenescida e com nova identidade visual. Vamos ocupar esse território de hidratação, e com isso reforçar e resgatar a credibilidade da marca trazendo a questão do banho estendido”, disse.
Com a aquisição da marca, o objetivo da Ypê é estar entre os TOP 5 players de cuidados pessoais nos próximos anos.
*Nielsen, Strategic Planner, Mercado de Sabonetes Barra, T. Brasil, INA + INFC + C&C, FY 2024.
Fotos: Guia da Farmácia
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