A Walgreens, uma das principais redes de farmácias dos Estados Unidos, anunciou em 28 de agosto que, a partir de agora, opera como uma empresa independente após sua aquisição pela Sycamore Partners, gestora de private equity especializada em investimentos relacionados ao varejo e consumo. A negociação já havia sido anunciada em março deste ano.
A Sycamore está adquirindo o negócio em parceria com Stefano Pessina (presidente executivo da Walgreens Boots Alliance) e sua família, que reinvestiram 100% de suas participações na Walgreens.
Mike Motz foi nomeado CEO da Walgreens. Anteriormente foi CEO da Staples US Retail, uma empresa do portfólio da Sycamore; e presidente da Shoppers Drug Mart, a rede de farmácias número 1 no Canadá.
O executivo traz um foco renovado no varejo, uma mentalidade de cliente em primeiro lugar e uma disciplina operacional para conduzir a Walgreens em seu próximo capítulo como uma empresa privada, informou a varejista.
Motz substitui Tim Wentworth, que continuará atuando como diretor. John Lederer, ex-diretor da Walgreens Boots Alliance e consultor sênior da Sycamore, foi nomeado presidente executivo da Walgreens.
Novo capítulo
“O dia de hoje representa um novo capítulo empolgante e um ponto de virada para a Walgreens”, disse Motz. “Como uma organização privada, juntamente com nossos dedicados membros da equipe, estamos renovando nosso foco em nossa principal plataforma de farmácias e varejo, nossas lojas e nossa experiência do cliente, com base no progresso alcançado.”
Stefan Kaluzny, diretor administrativo da Sycamore, disse: “Estamos satisfeitos por termos fechado esta transação importante com uma marca excepcional que tem sido um pilar das comunidades americanas por quase 125 anos. A Walgreens beneficia milhões de americanos e estou confiante de que, fortalecida pela flexibilidade de operar como uma organização privada independente, ela pode avançar com segurança, rapidez e foco para entregar valor significativo aos seus clientes.”
Stefano Pessina afirmou: “A Walgreens é uma marca incrível, com clientes fiéis em todo o país. Acredito fortemente no negócio e em seu impacto significativo nas comunidades que atende. Minha família e eu temos o prazer de apoiar sua evolução contínua à medida que embarcamos neste próximo capítulo. Quero agradecer à equipe de liderança por estabilizar o negócio e fornecer uma base sólida sobre a qual construiremos para alcançar novos patamares. A Walgreens tem um futuro muito brilhante em parceria com a Sycamore.”
Após a conclusão da transação, a Walgreens, o Boots Group, a Shields Health Solutions, a CareCentrix e a VillageMD passarão a operar como empresas independentes e separadas.
Fonte: Drugstore News
Foto: Shutterstock