Como aumentar o faturamento da farmácia com o autosserviço

Com uma organização adequada das categorias de produtos, uma equipe bem treinada e um ambiente de loja agradável, é possível oferecer uma experiência de compra superior ao cliente, aumentando das vendas e a fidelidade

*Por Karen Corridoni

Nos últimos 15 anos, o cenário das farmácias no Brasil passou por uma transformação significativa. Antes vistas apenas como locais para a venda de medicamentos e itens básicos de saúde, as farmácias, hoje, se destacam como espaços diversificados, que oferecem uma ampla variedade de produtos.
O chamado autosserviço, espaço dentro das farmácias onde os clientes circulam, emergiu como uma estratégia crucial para aumentar o faturamento dos pontos de venda (PDVs).
Em minha experiência atuando no varejo farmacêutico, é fundamental organizar as categorias de produtos de forma estratégica. Não basta apenas ampliar a área da loja e colocar produtos. Um estudo cauteloso de layoutização interna e a capacitação da equipe devem ser feitos para conquistar o consumidor e fidelizar o cliente.
As categorias devem estar dispostas de forma clara e atraente, com uma comunicação visual eficiente, indicando claramente onde cada tipo de produto está localizado.
Outro ponto obrigatório que destaco é garantir que a loja seja um ambiente agradável, limpo e bem iluminado, e com mobiliário em bom estado.
A principal categoria são os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), que devem estar bem-organizados e acessíveis para todos. Outras categorias também desempenham papéis importantes, incluindo Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), cuidado de bebê e infantil e dermocosméticos.
A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), por exemplo, disponibiliza para os seus associados o “Mapa da Farmácia”, uma planta baixa que ajuda a posicionar corretamente as categorias dentro da farmácia, seguindo as tendências do mercado e facilitando a experiência dos clientes.
Aumentar o faturamento com o autosserviço depende em grande parte da equipe de loja. Para vocês terem uma ideia da importância em ter uma pessoa dedicada na farmácia para cuidar do Gerenciamento por Categorias (GC),nós criamos na Febrafar o “Guardião doGC”. Esse funcionário é responsável por manter a ordem e a disposição dos produtos conforme o planejamento, além de educar os colegas sobre a importância de cada item estar em seu devido lugar.
Outro ponto relevante é preparar a farmácia para eventos sazonais como Dia das Mães, Black Friday, troca de estações, e outras datas especiais, que podem aumentar significativamente o faturamento. Produtos de cuidado pessoal e itens promocionais podem atrair um grande número de clientes, aproveitando o aumento do fluxo de pessoas nessas datas.
Ou seja, o autosserviço é uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento das farmácias. Com uma organização adequada das categorias de produtos, uma equipe bem treinada e um ambiente de loja agradável, é possível oferecer uma experiência de compra superior ao cliente, aumentando as vendas e a fidelidade.
A adoção de boas práticas de autosserviço beneficia não só o consumidor, mas também contribui significativamente para o crescimento do negócio.

*Karen Corridoni é diretora comercial da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar)

Deixe um comentário