A rede de farmácias Acfarma conta com 38 lojas, em filiação à Associação Multimarcas de Farmácias (Farmarcas), atuando na região sul do Brasil. “Estamos presentes em Santa Catarina e recentemente inauguramos lojas no estado do Paraná. Este ano estamos em franca expansão, com muitos contratos assinados e com previsão confirmada de aberturas de lojas ao longo de todo o ano, concentradas nos estados do Paraná e de Santa Catarina”, pontuou o gestor da Acfarma, Valdenir Ascari Montanha.
Várias das lojas das redes já utilizavam o delivery e com a chegada da pandemia muitos outros associados estão agregando este serviço. “Atualmente estamos testando um projeto piloto com uma empresa especializada em delivery para integrar e disponibilizar o serviço para todas as lojas”, explicou Montanha.
Chegada da pandemia
“A Acfarma, como afiliada ao Grupo Farmarcas, tem à disposição uma gama de processos, ferramentas e ações, que auxiliaram a nossa rápida adaptação a chegada da pandemia, bem como a suas exigências e mudanças. Houveram mudanças para reorganizar o fluxo de atendimento para evitar aglomerações, medidas de limpeza e desinfecção, proteção de colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e clientes, além das mudanças regulatórias e políticas no programa “ Aqui tem farmácia popular”, medicamentos controlados, prescrição eletrônica e outras. Percebemos também que houve alteração em alguns hábitos de compra, mas rapidamente os identificamos e orientamos nossos associados para as adaptações necessárias”, contou Montanha sobre as mudanças ocorridas com a pandemia do novo coronavírus.
A rede apoia as farmácias clínicas e oferece diversos serviços a população. “Essencialmente o nosso conceito de farmácia remete à Atenção e Cuidados Farmacêuticos (ACFarma) e desde o início de nossa operação prestamos orientação, bem como aconselhamento para nossos clientes. Todas as nossas lojas contam com a presença do farmacêutico, e temos à disposição na Farmarcas uma especialista que constantemente nos atualiza e orienta para as melhores práticas de atendimento e orientação farmacêutica. Estamos atentos e acompanhando as mudanças e inovações e sempre que julgarmos necessário fazemos as devidas adequações com o suporte da Farmarcas”, afirmou o executivo.
Mudanças no comportamento do consumidor Acfarma
“Percebemos recentemente uma mudança no comportamento do consumidor, que está mais preocupado com a saúde. A Farmarcas e a Febrafar disponibilizam uma pesquisa constante através do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec) e nos fornecem informações para que nos antecipemos aos hábitos e tendências do consumidor. Temos também à disposição do associado Acfarma a ferramenta ‘Bússola’, que contribui com orientações sobre a composição ideal do mix de produtos para nossas lojas. Além disso, possuímos parcerias com industrias renomadas, disponibilizando linhas de suplementação de alta qualidade (como a linha Supracop, fabricada pelo laboratório Catarinense) que atende de modo efetivo as necessidades de nossos clientes”, contou Montanha.
A rede também está atenta a digitalização do consumidor, que foi impulsionada durante a pandemia. “Oferecemos uma gama de ferramentas e ações que aproximam a loja do nosso cliente proporcionando comodidade, informação, experiência de compra, bem como premiações e ofertas. Diversas promoções e preços competitivos estão disponíveis no aplicativo Acfarma”, destacou o empresário.
Farmarcas planeja alcançar o marco de 1.265 lojas em 2020
Fonte: Guia da Farmácia
*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.