Amamentação sem dor

Pequenas rachaduras, cortes ou feridas na pele do mamilo e da aréola podem ocorrer no período da amamentação. Veja como evitar e tratar esses problemas

A amamentação é, sem dúvida, um momento único na vida de qualquer mãe. Contudo, esse período tão especial pode trazer obstáculos, como fissuras nos mamilos¹.

De modo geral, a principal causa desses problemas durante o aleitamento é a pega incorreta do bebê na mama. Ou seja, quando o bebê chupa a mama de maneira errada, a tensão e a pressão do movimento da língua da criança causam lesões nos mamilos¹.

Assim, é comum que a mamãe sinta uma dor leve tipo queimação ou fisgada no mamilo no começo das mamadas, devido à forte sucção nele e na aréola. Esse tipo de dor pode ser considerado normal, desde que não persista durante toda a mamada e não vá além das duas primeiras semanas de vida do bebê, quando a amamentação está melhor estabelecida².

Amamentar com dor ou rachaduras na região, ou até mesmo fissuras abertas, não é normal¹ e é algo que pode ser prevenido com alguns hábitos entre mamães e bebês (veja box).

Papel da hidratação

Os mamilos têm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gravidez. Por isso, quando são usados sabonetes ou cremes, essa hidratação é removida, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos³.

Para tratar o problema quando acontece, a lanolina pode ser aliada. Por ser um excelente cicatrizante, muitas vezes, ela é indicada para amenizar rachaduras nos seios das gestantes durante os primeiros dias de amamentação4. Ela pode atuar em lesões grandes ou que não melhoram com acerto da pega e da posição5.

VEJA COMO MAMALIV® PODE AJUDAR6

Mamaliv® é a lanolina superpura e hipoalergênica, indicada para hidratar, aliviar, proteger e restaurar as fissuras nos mamilos. É um produto seguro para mamães e bebês, com o grande diferencial de não precisar ser removido antes das mamadas.

Por ser um produto usado pós-maternidade, Mamaliv® pode aumentar o potencial da farmácia para venda cruzada de artigos relacionados às necessidades do bebê. O produto está disponível em embalagem com 30 gramas.

A linha OTC do Cristália foi desenvolvida para ajudar a mulher nessa fase tão desafiadora, pós-maternidade, que envolve esforço físico e mental devido aos dias longos necessários para o cuidado com o recém-nascido, com a amamentação e com toda a família.

Linha OTC do Laboratório Cristália: o cuidado mais completo!

Para mais informações, acesse: www.mamaliv.com.br

CERTO ERRADO
A boca do bebê está bem aberta e os lábios estão voltados para fora. O lábio inferior fica bem virado
para fora e o queixo toca a mama da mãe.
O bebê suga ou mastiga no mamilo com os lábios, a gengiva ou a língua.
O mamilo fica bem introduzido na boca do bebê, com a ponta tocando o palato. A boca não está bem aberta e os lábios não estão bem virados para fora.
O bebê suga com dois movimentos simultâneos da mandíbula para cima ou para baixo e uma onda da língua da ponta para trás. Isso provocará a saída do leite para a parte posterior da boca do bebê. Os lábios e as gengivas pressionam o mamilo em vez
da auréola.
O bebê suga com movimentos curtos e rápidos de início, passando a movimentos mais amplos e contínuos com o fluxo de leite, e com pausas cada vez mais prolongadas ao longo da mamada. A língua pode estar mal colocada, impedindo a profusão do mamilo na boca do bebê.
As bochechas do bebê ficam arredondadas e não encovadas e pode ouvir-se o leite a ser deglutido. As bochechas tendem a ficar encovadas.

 

Referências
1. Hospital Santa Clara. Disponível em: hospitalsantaclara.com.br/bico-do-peito-rachado-como-tratar/. Acesso em: 04/09/2023.
2. Pediatria Descomplicada. Disponível em: pediatriadescomplicada.com.br/2016/10/20/ fissuras-mamilos-machucados-e-dor-para-amamentar-e-agora/. Acesso em: 04/09/2023.
3. Fiocruz. Disponível em: rblh.fiocruz.br/durante-gestacao. Acesso em: 04/09/2023.
4. Guia da Farmácia. Disponível em: guiadafarmacia.com.br/lanolina-saiba-o-que-e-e-quais-as-indicacoes-de-uso/. Acesso em: 04/09/2023.
5. Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Disponível em: www.spsp.org.br/2020/05/28/acessorios-de-amamentacao-sao-recomendados/. Acesso em: 04/09/2023.
6. Folheto Informativo Mamaliv®. Anvisa. Proc.: 25351.136527/2014-19. Disponível em: www.cristalia.com.br. Acesso em: 04/09/2023.
7. Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente. Disponível em: www.medicina.ufmg.br/observaped/fissura-mamaria/. Acesso em: 04/09/2023.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Sobre o colunista

Deixe um comentário