Confira 5 dicas para controlar o peso na menopausa

Na menopausa ocorre a redução de massa óssea e muscular, daí a importância de fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação e do sono

A menopausa marca o final do período reprodutivo feminino. A etapa é acompanhada de mudanças hormonais que geram diversos sintomas na mulher.

A professora de educação física Bárbara Braga, da Faculdade Anhanguera de Ipatinga (MG), explica que os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, mas costumam incluir ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, distúrbios de sono, alterações de humor, diminuição da libido e problemas urinários. Além disso, há redução da massa óssea, aumento da massa gorda e redução de massa muscular.

“Alguns exercícios físicos ajudam a neutralizar os sintomas da menopausa e a dieta também pode ser controlada para reduzir o impacto da baixa hormonal. É importante que a paciente busque orientação médica para lidar bem com essa etapa”, esclarece Bárbara, que estudou o assunto em sua tese de doutorado.

Ganho de peso durante a menopausa

O ganho de peso está diretamente ligado ao período da menopausa e pós-menopausa. A professora explica que a redução da massa muscular é natural do envelhecimento, e na pós-menopausa, essa redução é muito mais expressiva.

Tudo isso ocorre devido a falta dos hormônios ovarianos, que são protetores para a saúde óssea e a cardiovascular.

“A massa gorda é um tecido inflamatório. Após a menopausa, ocorre um acúmulo de gordura na região do abdômen, na região visceral”, afirma Bárbara.

O que fazer para controlar o ganho de peso?

De acordo com a professora, praticar exercício físico é a melhor forma de evitar o ganho de peso na menopausa. “O aumento da massa muscular faz com que o corpo funcione melhor, queime mais calorias durante o movimento”, ensina.

Confira formas de controlar o peso na menopausa:

1 – Investir na musculação

A musculação faz com que haja o aumento da massa muscular. O corpo com maior percentual de massa magra consegue utilizar mais gorduras como fonte de energia.

2 – Realizar atividades aeróbicas

Os exercícios cardiovasculares também precisam ser feitos. Corrida, caminhada e pedalar ao ar livre são boas opções.

3 – Limitar o álcool

O álcool contribui para o ganho de peso devido ao seu alto teor calórico. Durante a menopausa, construir e manter a massa muscular torna-se ainda mais importante, e o álcool pode inibir a recuperação e a capacidade de ganhar músculos.

“O álcool em excesso é prejudicial e diversos estudos mostram que o consumo excessivo bloqueia os mecanismos de ganho de massa muscular. Ele interfere negativamente no ganho de massa muscular, se ganha menos massa muscular e se ganha mais gordura”, afirma a especialista.

4 – Qualidade do sono

Mulheres na menopausa e na pós-menopausa podem apresentar alterações no sono. A prática de atividade física regular trará benefícios para a qualidade do sono.

“Considero que o sono é uma extensão do treinamento, porque durante o momento que estamos dormindo, ocorrem vários processos fisiológicos de recuperação”, explica Bárbara.

5 – Consumir mais fibras

As fibras promovem a saúde digestiva e aumentam a sensação de saciedade, reduzindo as chances de comer demais ou petiscar sem pensar.

Fonte: Metrópoles

Foto: Shutterstock

Leia mais

70% das mulheres na menopausa desenvolverão osteoporose

Deixe um comentário