Aliados da pele e dos cabelos no verão

Filtro solar, hidratantes e máscaras capilares são itens que não podem faltar para curtir dias de calor sem descuidar da saúde

Com a chegada do verão, é hora de aproveitar a praia, a piscina ou as atividades ao ar livre. No entanto, sem os cuidados adequados e proteção, a exposição ao Sol e o calor intenso trazem consequências para a saúde da pele e dos cabelos. Quando se trata da pele, por exemplo, a proteção solar tornou-se essencial.

Com tantas opções no mercado, a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Katia Volpe, recomenda, antes de tudo, que a escolha do protetor solar seja adequada ao tipo de pele. Mais importante que usar o produto antes da exposição ao Sol, lembrar também de reaplicar regularmente.

O protetor solar não deve ser deixado de lado em dias nublados, lembra o dermatologista membro da American Academy of Dermatology, Dr. Amilton Macedo.

“A pele é o maior órgão do corpo humano. Importante escolher um protetor com amplo espectro, que proteja contra os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB), e reaplicar a cada duas horas, especialmente se estiver na água”, diz Dr. Macedo.

Regiões como pescoço, orelhas, braços e pernas também precisam de protetor solar. Para os lábios, há produtos de fotoproteção específicos. Itens como óculos de Sol e chapéus bloqueiam raios UV e ajudam a proteger a pele. É saudável para a pele evitar a exposição direta ao Sol durante as horas mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h.

Outro ponto bem importante de atenção e que várias pessoas desafiam é a hidratação, segundo o médico. Beber água ao longo do dia mantém a pele hidratada de dentro para fora. Considerar o uso de um umidificador no ambiente, especialmente em dias secos, é uma boa opção. A Dra. Katia lista outros cuidados com a pele, como proteger as áreas sensíveis; evitar banhos quentes e longos; e escolher um hidratante leve e sem perfume como um aliado.

Combate ao ressecamento dos fios

No que diz respeito aos cabelos, o ressecamento é uma preocupação comum durante o verão. O Dr. Macedo ensina a usar produtos capilares com proteção UV ou o velho e bom chapéu para proteger o couro cabeludo e os fios.

“O Sol, a água salgada e o cloro da piscina podem ressecar o cabelo. Usar um condicionador profundo para restaurar a umidade. Tratamentos capilares regulares, como máscaras hidratantes, ajudam a manter o cabelo saudável”, ensina o médico, acrescentando que pentes de dentes largos ou escovas de cerdas macias também são bons aliados para evitar danos ao desembaraçar o cabelo molhado.

O especialista lembra que os cuidados com os fios no verão podem ser diferentes em comparação com os dias frios devido às condições climáticas contrastantes e aos desafios específicos que cada estação apresenta. Nos dias mais frios, por exemplo, o ideal é combinar o uso de produtos mais hidratantes devido à baixa umidade do ar e ao ressecamento provocado pelo aquecimento interno. Portanto, a escolha de produtos e rotinas capilares tende a variar sazonalmente para atender às necessidades específicas das condições climáticas.

Dicas de exposição

Neste espaço, explorar o mix ideal, exposição e dicas de cross-merchandising. O primeiro fator de decisão será a marca, dito isto, é essencial que a gôndola esteja dividida por blocos de marca onde cada uma tenha o espaço condizente com suas vendas ou seu potencial de venda.

Após essa blocagem, recomenda-se que os produtos faciais abram a categoria, estando posicionado na altura dos olhos. Eles devem ser organizados pela entrega de benefício, iniciando com os itens de entrega superiores até os mais essenciais. Após isso, seguem os produtos de soluções específicas, como linha kids e linha de bronzeadores, por exemplo.

Na sequência, são expostas as loções corporais, que tem o Fator de Proteção Solar (FPS) como um critério importante de ordenação. Os produtos devem ser organizados do maior FPS para o menor: 70, 50, 30. Lembre-se de ordenar cada FPS pelo tamanho da embalagem, seguindo do maior para o menor: 400 mL, 200 mL e 125 mL, por exemplo.

No caso de haver Pack Promocional, esse deve estar exposto verticalizado, de acordo com o FPS. O Gerenciamento por Categorias (GC) para solar deve acontecer seguindo os mesmos passos de GC de qualquer categoria: inicia-se com o entendimento e definição da categoria, seguido pela classificação do seu papel para o varejista.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

Retrospectiva do Mercado Farmacêutico 2023

Edição 373 - 2023-12-01 Retrospectiva do Mercado Farmacêutico 2023

Essa matéria faz parte da Edição 373 da Revista Guia da Farmácia.