Chiesi se fortalece no Brasil em múltiplas frentes

Laboratório de origem italiana, com sede no Brasil, é reconhecido pela atuação em doenças respiratórias e enfermidades raras. Mais recentemente, entrou no mercado de suplementos alimentares, trazendo novos negócios ao País

O grupo biofarmacêutico internacional Chiesi está no País há quase 50 anos e, nesse período, se destaca no mercado em diversas soluções para a saúde. Por aqui, a empresa foi pioneira no desenvolvimento e na comercialização da primeira e única formulação tripla fixa aprovada para o tratamento da asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Na unidade de doenças raras, uma das principais inovações é a alfavelmanase, primeira terapia de reposição enzimática destinada ao tratamento da alfamanosidose. E na linha de produtos isentos de prescrição, a grande estrela é Forten® Energy, produto totalmente desenvolvido no País e que marca a entrada da afiliada em uma nova categoria, a de suplementos alimentares.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o Head de Primary Care e Special Care da Chiesi Brasil, Igor Fernandes, fala sobre as forças da empresa no País, novos investimentos e expectativas com a categoria de suplementação. Acompanhe os principais momentos deste bate-papo.

Guia da Farmácia • Há quantos anos a Chiesi está no mercado global? Qual a origem da empresa e principais produtos desenvolvidos?

Igor Fernandes • A Chiesi é um grupo biofarmacêutico internacional que pesquisa, desenvolve e comercializa soluções inovadoras em três áreas: AIR, RARE e CARE.

A unidade de negócios AIR é a maior e a mais antiga da companhia, disponibilizando produtos e serviços para o tratamento de problemas respiratórios em pacientes de todas as idades, incluindo condições como asma, rinite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e infecções respiratórias recorrentes. O último lançamento da Chiesi na área foi a terapia tripla em spray em dispositivo único, aprovada para o tratamento da asma e da DPOC.

A unidade RARE, criada em 2020, é a mais recente e fornece terapias avançadas para pessoas que vivem com doenças genéticas raras ou ultrarraras. No Brasil, disponibilizamos terapias para alfamanosidose, doença falciforme, talassemia, lipodistrofia e hipercolerestemia familiar.

Já a unidade CARE inclui medicamentos e serviços relacionados a cuidados especializados, neonatologia e produtos para a saúde do consumidor, como o suplemento alimentar Forten® Energy.

O suplemento, que lançamos em abril de 2024, foi totalmente desenvolvido no Brasil e marca a entrada da operação local nesse segmento. Globalmente, a Chiesi já comercializava produtos de consumo para tosse, resfriado, probióticos, doenças intestinais, emagrecimento, dor e outros.

Com mais de 85 anos de atuação, a Chiesi está sediada em Parma (Itália), opera em 31 países e disponibiliza seus produtos em mais de cem, conta com sete centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), tem três fábricas e emprega mais de sete mil pessoas no mundo.

Guia • Especificamente no mercado brasileiro, a empresa está há quantos anos? Quais os carros-chefes da companhia por aqui?

Fernandes • A primeira filial do grupo fora da Itália foi a Chiesi Brasil, fundada em 1976. Além do escritório administrativo, a empresa mantém no País uma fábrica especializada na produção de medicamentos inalatórios, sólidos e líquidos que abastece o mercado nacional, afiliadas e terceiros. A afiliada brasileira hoje está entre as dez maiores do grupo em receita.

No Brasil, a Chiesi foi pioneira no desenvolvimento e na comercialização da primeira e única formulação tripla fixa aprovada para o tratamento da asma e da DPOC.

Apresentada em forma de solução aerossol, o tratamento combina, em um único dispositivo em spray, três substâncias ativas: o dipropionato de beclometasona, um corticoide com ação anti-inflamatória e dois broncodilatadores, o fumarato de formoterol e o brometo de glicopirrônio.

Outro destaque da linha respiratória é o lisado bacteriano, terapia adjuvante que estimula o sistema imunológico contra as infecções do trato respiratório.

Na unidade de doenças raras, uma das principais inovações é a alfavelmanase, primeira terapia de reposição enzimática destinada ao tratamento da alfamanosidose.

Em neonatologia, o carro-chefe é o surfactante indicado para prevenção e tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório em bebês prematuros.

E na linha de produtos isentos de prescrição, a grande estrela é Forten® Energy, produto totalmente desenvolvido no País e que marca a entrada da afiliada em uma nova categoria, a de suplementos alimentares.

Guia • Qual o crescimento da empresa de 2022 para 2023? Quais foram as principais apostas no período?

Fernandes • A Chiesi vem crescendo de maneira sustentável ano a ano, ancorada, sobretudo, no lançamento de novos medicamentos e na ampliação do acesso às suas terapias para o tratamento de doenças respiratórias crônicas e doenças raras.

Em 2023, as vendas do grupo atingiram € 3 bilhões, um aumento de 10% (12% a taxas de câmbio constantes) em comparação a 2022. O faturamento foi impulsionado pelo crescimento da unidade de negócios de doenças raras (65%) e pelo crescimento constante de todos os produtos em todas as regiões.

Em 2023, investimos 24% das receitas totais em P&D. Os recursos foram destinados, tanto ao pipeline interno quanto para acelerar colaborações externas. A rentabilidade se manteve em torno de 30% pelo quarto ano consecutivo, permitindo à companhia seguir sua estratégia de expansão.

Guia • E quais os investimentos neste ano? Onde estão concentradas as principais apostas?

Fernandes • No Brasil, grande parte dos investimentos deste ano estão concentrados no lançamento de Forten® Energy. Também estamos focados em ampliar o acesso à nossa terapia tripla fixa pelos pacientes com DPOC, atuando pela incorporação da tecnologia na rede pública de saúde e pela atualização do protocolo de tratamento.

Também estamos comprometidos em zerar nossas emissões de carbono até 2035, já estamos desenvolvendo o primeiro spray inalatório de baixo impacto em emissão de carbono, que usará um gás com baixo potencial de aquecimento global e resultará em uma redução de 90% na pegada de carbono.

Mas já temos avanços concretos em outras áreas: nossas três fábricas localizadas na Itália, na França e no Brasil utilizam energia 100% renovável e certificada.

Além disso, nossa fábrica brasileira reduziu em 7% o consumo de energia e em 16% o consumo de água após adequações para obter as certificações ISO 46001 e ISO 50001.

Guia • No Brasil, onde fica a sede? Os produtos são todos importados ou existe alguma linha de produção nacional?

Fernandes • Nossas instalações compreendem uma sede administrativa na zona sul de São Paulo (SP) e uma fábrica, localizada no município de Santana de Parnaíba (SP), especializada na produção de medicamentos inalatórios, sólidos e líquidos.

A produção abastece o mercado nacional e produz e exporta para afiliadas e terceiros.

No País, empregamos cerca de 400 pessoas, incluindo as equipes da sede, fábrica e força de campo. Já Forten® Energy é produzido por uma indústria parceira, seguindo os mesmos padrões rígidos de qualidade e segurança.

Guia • Um dos últimos lançamentos da Chiesi no Brasil foi na área de suplementos alimentares, Forten® Energy. A empresa pretende avançar em outros produtos dessa linha?

Fernandes • Forten® Energy é suplemento alimentar em solução. O produto é recomendado para homens e mulheres acima de 19 anos de idade que buscam mais energia para desempenhar as atividades do dia a dia.

Apesar de ser totalmente desenvolvido no Brasil e marcar a entrada da afiliada no segmento de suplementos alimentares, sua produção e comercialização fazem parte de um projeto global que visa ampliar o portifólio das afiliadas no mercado de consumo.

Estamos bastante entusiasmados em trazer para o mercado um produto inovador com uma marca que já é conhecida e consolidada, e acreditamos que esse pode ser um primeiro passo para expandir nossa atuação no segmento.

Guia • Com a pandemia, os suplementos vitamínicos/alimentares tiveram um grande boom de crescimento no mercado. Pós-pandemia, vocês acreditam que essa tendência deva continuar?

Fernandes • A pandemia ampliou a preocupação com os cuidados direcionados à saúde física e mental, mas a demanda por energia e disposição não foi privilégio exclusivo daquele momento.

Os suplementos são aliados de quem vive rotinas agitadas e precisa performar nos diversos papéis que desempenha na vida.

Já sabemos que, mesmo com uma alimentação saudável e equilibrada, é difícil conseguir obter todos os nutrientes necessários para o organismo. Por isso, é cada vez mais comum recorrer a suplementos para auxiliar o corpo a atingir os níveis adequados de ingestão de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Nesse contexto, a categoria de suplementos tende a continuar sendo relevante.

Guia • Outra grande força do laboratório está nos tratamentos voltados para doenças respiratórias. Como a Chiesi se destaca nessa área?

Fernandes • A Chiesi tem longa tradição no segmento de doenças respiratórias. Em 1979, lançou o dipropionato de beclometasona, uma preparação de corticosteroide indicada para tratar a inflamação das vias aéreas presente em formulações de diversas terapias para doenças, como asma, rinite alérgica e DPOC.

Desde 2011, mantemos uma parceria com o governo federal para o fornecimento gratuito à população de uma terapia indicada para o tratamento da asma, por meio do programa Farmácia Popular do Brasil.

Em 2024, ampliamos nossa parceria com o governo e incluímos no programa um tratamento para a rinite alérgica, que é oferecido de forma gratuita para beneficiários do Bolsa Família e de forma subsidiada (até 90% do valor) para os demais pacientes.

Também somos parceiros do governo na formação de profissionais de saúde. Em 2023, firmamos um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para capacitar profissionais de saúde da atenção básica no manejo de doenças respiratórias crônicas, como a asma e a DPOC.

Com o objetivo de atenuar as barreiras existentes na jornada de diagnóstico e tratamento de pessoas com DPOC no País, temos ainda duas iniciativas estratégicas. Criamos um programa para ampliar o diagnóstico da doença por meio da capacitação de profissionais da atenção básica e acesso ao exame de espirometria.

Guia • Além de Forten® Energy, existem outros lançamentos previstos para este ano?

Fernandes • A Chiesi conta com diversas moléculas em fase final de desenvolvimento e terapias inovadoras recentemente aprovadas por agências regulatórias de outros países as quais temos a intenção de também disponibilizar no Brasil.

Em breve, teremos outros lançamentos de medicamentos e produtos de consumo no País, no entanto, ainda não podemos precisar quando estarão disponíveis no mercado nacional.

Guia • Como estão os investimentos da empresa para doenças complexas e raras? É um setor importante dentro da Chiesi?

Fernandes • Em 2023, a unidade de doenças raras atingiu € 540 milhões em vendas e obteve o maior crescimento entre todas as áreas terapêuticas – 65% a taxas de câmbio constantes. O resultado foi impulsionado pela forte expansão orgânica e pela aquisição estratégica da Amryt Pharma em abril de 2023.

No Brasil, atualmente, temos quatro terapias disponíveis. A alfavelmanase é a primeira e única terapia de reposição enzimática indicada para o tratamento da alfamanosidose.

A deferiprona é indicada para retirar o excesso de ferro do organismo de pessoas com talassemia major e doença falciforme submetidas a constantes transfusões de sangue.

A metreleptina é uma terapia de reposição enzimática prescrita para o tratamento da lipodistrofia.

E a lomitapida é indicada como adjuvante da dieta para o tratamento da hipercolesterolemia familiar homozigótica em adultos.

Guia • Como é o relacionamento e a parceria da Chiesi com o canal farma?

Fernandes • A marca Forten® é muito conhecida no ponto de venda (PDV), esteve presente nas farmácias por 40 anos. Em 2023, o produto passou por uma reformulação e retornou ao mercado em abril de 2024 na categoria de suplementos alimentares com o nome de Forten® Energy, se tornando o primeiro produto da Chiesi Brasil disponível no autosserviço.

O suplemento alimentar contará com uma campanha de comunicação 360º, que contempla todos os elos responsáveis pela demanda do produto.

Entre as ações com maior investimento podemos destacar visitação a médicos e nutricionistas; material e treinamento para equipe de PDV; ativações em academias e locais públicos com distribuição de amostras; participação em eventos; patrocínio de congressos médicos; contratação de influenciadores; assessoria de imprensa e anúncios nos principais portais farmacêuticos do País.

O objetivo é criar uma experiência de marca integrada e envolvente que atinja os consumidores em todas as etapas de seu processo de compra.

Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Chiesi

Farmácias Inteligente

Edição 380 - 2024-07-03 Farmácias Inteligente

Essa matéria faz parte da Edição 380 da Revista Guia da Farmácia.