Novas fronteiras no controle da asma

A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado, os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo¹. Conheça alguns caminhos, aliando o salmeterol e a fluticasona²

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, afetando tanto crianças quanto adultos, sendo um problema global de saúde³. Caracterizada pela inflamação das vias aéreas, a doença costuma provocar sintomas, como falta de ar ou dificuldade para respirar; sensação de aperto ou peito pesado; chiado; e tosse.

A mais comum é a asma alérgica, que pode ser desencadeada por inalação de alérgenos, como poeira, ácaros, mofo; e também a asma causada por agentes irritantes, fumaça, produtos de limpeza, perfume, entre outros.

Entre outras causas, são relevantes as infecções respiratórias virais, mudança de tempo, estresse e poluição ambiental, além da asma com manifestação tardia e da doença associada à obesidade, por exemplo. Por isso, é muito importante consultar um médico para o diagnóstico e tratamento correto.

Seja qual for a causa, é fato que os sintomas provocados pela doença provoquem consideráveis restrições físicas, emocionais e sociais aos seus portadores. Tais limitações podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

Mesmo com estes impactos, estima-se que apenas 12,3% dos pacientes diagnosticados com asma têm a doença controlada; cerca de 51,2% têm asma não controlada; e 36,4% têm asma parcialmente controlada.

Com a doença sem controle, o paciente corre mais riscos. De acordo com o DATASUS, em 2022, foram 83.155 internações pela doença e 524 óbitos registrados no Brasil.

INOVAÇÃO NO TRATAMENTO

Apesar das estatísticas alarmantes, a boa notícia é que os pacientes podem contar com novas opções de tratamento. Um exemplo é Combiwave, da Glenmark, a combinação salmeterol + fluticasona, que age como um broncodilatador e anti-inflamatório para o tratamento da asma, bronquite crônica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)2.

Disponível em três apresentações (50 mcg + 250 mcg; 25 mcg + 125 mcg; e 25 mcg + 50 mcg), Combiwave atua em algumas frentes. O salmeterol, por exemplo, protege contra os sintomas. Já o propionato de fluticasona melhora a função pulmonar, além de prevenir exacerbações².

Referências

  1. Ministério da Saúde. Disponível em: www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma. Acesso em: 05/03/2024.
  2. Bula Combiwave – Glenmark. Disponível em: glenmarkpharma.com.br/produtos/combiwave. Acesso em: 08/03/2024.
  3. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Disponível em: sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/asma-perguntas-e-respostas/. Acesso em: 05/03/2024.
  4. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Disponível em: sbpt.org.br/portal/dia-mundial-asma-2023. Acesso em: 05/03/2024.
  5. Artigo Controle da asma e qualidade de vida em pacientes com asma moderada ou grave. Disponível em: www.scielo.br/j/jbpneu/a/9FpLJBW4BPPthNLnGqhdQnb. Acesso em: 05/03/2024.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Sobre o colunista